Indaiatuba

Campanha da vacina antirrábica é divulgada

No próximo mês, a Prefeitura irá começar a campanha contra a raiva em cães e gatos. A partir de 5 de agosto, diversos pontos da cidade irão contar com equipes que vão imunizar os animais domésticos.

Além dos vários pontos de imunização antirrábica que estarão disponíveis, a Faculdade Max Planck também irá integrar a campanha durante o mês, no período das 9h às 21h. Para ser vacinado, o animal necessita estar com três meses de idade completos, e o tutor precisa levar a carteirinha de vacinação. Também é indicado levar os cães em coleiras, ou, com focinheiras, dependendo do caso; já os gatos devem ser conduzidos em casinhas de transporte. Todos os bichos deverão ser acompanhados de tutores adultos.

A vacinação antirrábica é muito importante, pois, não existe tratamento comprovadamente eficaz contra a doença, e poucos sobrevivem a ela; a maioria permanece com sequelas graves.

A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Geralmente, a patologia é letal em aproximadamente 100%.

O vírus da raiva atua no sistema nervoso central e provoca quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente de sua incidência viral nos neurônios. A partir daí, a patologia se dissemina para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se multiplica e é eliminada na saliva de pessoas ou animais infectados.

No Brasil, o morcego é o principal vetor na cadeia silvestre, e o cachorro, em alguns municípios, segue como principal fonte de infecção. Outros responsáveis na natureza também são: macaco, cachorro-do-mato, raposa, gato-do-mato, mão-pelada, guaxinim etc.


Fonte:


Notícias relevantes: