Indaiatuba

Cidade aplicará prova do Encceja em outubro

Indaiatuba está entre os 564 municípios que aplicará a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) no dia 8 de outubro. A prova realizada pelo Ministério da Educação é gratuita e indicada para brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental. As inscrições devem acontecer de 7 a 18 de agosto, pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O candidato ao se cadastrar precisará definir se deseja tirar a certificação para o Ensino Fundamental (necessário ter no mínimo 15 anos completos na data da prova) ou para o Ensino Médio (necessário ter no mínimo 18 anos completos na data da prova).

O exame contará com uma edição nacional, outra no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país, e mais uma para as pessoas privadas de liberdade (PPL). Os resultados serão divulgados através da internet, na página do participante, mas ainda não tem data definida para a publicação. Vale ressaltar que, até 2016, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serviu para tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio. A partir deste ano, apenas o Encceja realizará a certificação.

Provas

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar, no mínimo, o nível 100 em cada uma das provas objetivas do exame, em uma escala de proficiência que varia do nível 60 ao nível 180. A prova de Redação será aplicada juntamente com a de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deve obter nota igual ou superior a 5 pontos, em uma escala que vai de 0 a 10 pontos.

A prova do Ensino Fundamental tem quatro cadernos com 30 questões de múltipla escolha cada No primeiro, envolve Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação. No segundo, apenas Matemática.No terceiro, História e Geografia. No quarto, Ciências Naturais.

Já a prova do Ensino Médio segue uma estrutura parecida com o Enem, mas com uma diferença: em cada caderno são 30 questões de múltipla escolha. No primeiro, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação. No segundo, Matemática e suas Tecnologias. No terceiro, Ciências Humanas e suas Tecnologias. No quarto, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


Fonte:


Notícias relevantes: