Indaiatuba

Troca de rede antiga evita desperdício

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (Saae) concluiu, na última quinta-feira, a substituição de 120 metros de rede de água tratada no bairro Cidade Nova, entre a Rua Independência e Avenida Itororó. A ação faz parte do Programa de Combate às Perdas que visa reduzir as perdas de água tratada nas redes de distribuição.

O trabalho consiste na troca das tubulações antigas onde ocorrem frequentes vazamentos, causando o desperdício. Com isso, os mananciais são poupados, já que há menor volume de água captado para tratamento e distribuição. Agora, a Secretaria Municipal de Obras (Semop) fará o recapeamento das ruas por meio de um convênio firmado com o Governo Federal, com repasse do Ministério das Cidades.

O programa está em operação desde 2012, e foi implantado com o intuito de melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada. As ações vêm minimizando ainda os problemas relacionados à escassez hídrica, e aumentando a vida útil dos mananciais.

Reservatórios

A Tribuna também questionou a autarquia sobre a capacidade dos reservatórios da cidade frente a períodos de estiagem. Em resposta, a assessoria garantiu que todos estão em seu volume máximo, e que os munícipes terão fornecimento contínuo de água nos próximos meses.

Sobre a suspensão temporária na distribuição, em dias específicos, em alguns bairros, a assessoria do Saae destacou que as interrupções não ocorreram devido a racionamento da água, mas sim, por problemas pontuais como manutenção e instalações nas redes de tratamento.


Fonte:


Notícias relevantes: