Rotary e Gabriel promovem testes gratuitos de hepatite C neste sábado

Indaiatuba

Rotary e Gabriel promovem testes gratuitos de hepatite C neste sábado

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no dia 19 de julho, o Rotary Club Indaiatuba (Votura, Cocaes, E-Club e Rotaract), junto com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Gabriel, promove hoje, dia 22, uma ação com testes gratuitos no Shop-
ping Jaraguá e Polo Shopping, das 10h às 20h.

Esta é a oportunidade para os visitantes saberem se têm o vírus da doença, já que ele demora muitos anos para se manifestar. A parceria entre o Rotary, Gabriel e ABPH completa um ano e já proporcionou a realização de 1.625 testes, tendo sido detectados nove casos positivos, que foram encaminhados ao serviço público municipal para notificação e acompanhamento.

Uma equipe de voluntários estará hoje no Polo Shop-
ping Indaiatuba, e outra no Shopping Jaraguá, realizando testes rápidos e gratuitos para o vírus da hepatite C. Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de três milhões de brasileiros infectados, sendo que na década dos anos 2000, foram registradas as mortes de 37 mil pessoas. A hepatite C é a patologia que mais mata, sendo responsável por 70% dos óbitos ocorridos. Além disso, um a cada três transplantes de fígado ocorrem por complicações da doença.

Por outro lado, a boa notícia é que 90% dos casos de hepatite C têm tratamento. Por isso, a OSC Gabriel destaca a importância da participação da população nesta ação e que faça o teste.

"A transmissão da hepatite pode ocorrer ao se compartilhar utensílios como aparelhos de barbear, alicate de cutícula, agulhas e materiais não esterilizados na colocação de piercings, tatuagens ou qualquer ou procedimento cirúrgico realizado em ambiente não estéril", explica Maria Inês de Carvalho, presidente da OSC Gabriel. "Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também devem ser testadas", acrescenta.

São parceiros do Rotary Club Indaiatuba e OSC Gabriel, a ABPH, Shopping Jaraguá, Polo Shopping e a farmácia Drogasil. Mais informações podem ser obtidas no telefone (19) 3801-2014.


Fonte:


Notícias relevantes: