Monitoramento visa melhorar abastecimento

Indaiatuba

Monitoramento visa melhorar abastecimento

Funcionando 24 horas por dias no Complexo da Vila Avaí, o Centro de Controle da Operação (CCO) do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) é responsável por monitorar à distância a distribuição de água no município. Anteriormente, o abastecimento era controlado de forma individualizada, ou seja, feito estação por estação, reservatório por reservatório. Segundo a autarquia, a implantação do CCO, através de um sistema integrado de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão, permitiu o melhor gerenciamento do sistema de abastecimento de água tratada do município.

Atualmente, o Sistema Integrado de Monitoramento, Controle, Simulação e Tomada de Decisão (SIMCOST) monitora 56 reservatórios e 13 pontos de macromedição distribuídos pela cidade, mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota. Todas as comunicações são feitas via radiofrequência e partem da ETA I (Estação de Tratamento de Água - Vila Avaí). A centralização de todas as comunicações se dá no microcomputador do CCO (Centro de Controle de Operações) e são visualizadas nos monitores.

Sistema

Os níveis, vazões e parâmetros remotos necessários para o funcionamento de cada Estação são lidos e repassados pelo computador a cada Estação Remota. Este sistema possibilita, além de monitorar e atuar sobre os parâmetros de interesse à distância, simular as demandas de água, otimizar os sistemas de bombeamento, otimizar os estudos de controle de perdas, verificar as possíveis intervenções operacionais e avaliar o impacto destas intervenções na rede de abastecimento como um todo.

Recentemente, o CCO passou por uma reforma, que inclui novo layout e realocação dos monitores, até uma nova pintura e sinalização do prédio. Subordinado à diretoria de Tratamento e Manutenção, o CCO opera de forma ininterrupta e conta com 11 funcionários responsáveis pelas diversas atividades atribuídas ao setor.


Fonte:


Notícias relevantes: