Indaiatuba

Fiec promove aula inaugural do Mediotec

Solenidade realizada na última segunda, dia 24, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba), marcou a aula inaugural para 1.020 alunos do Mediotec (formação técnica voltada para alunos do ensino médio, antigo Pronatec) que estudam no 2º ou 3° ano do ensino médio da rede estadual de ensino e escolheram cursar uma das dezessete opções de cursos técnicos ofertados gratuitamente pela Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

Os cursos disponibilizados são de Administração, Análises Clínicas, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Imobilizações Ortopédicas, Informática SI, Informática NET, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição, Química e Segurança do Trabalho.

Ainda na segunda, aconteceu na Unidade I da Fiec a aula inaugural para 120 alunos do Vestibulinho 2° semestre de 2017, dos cursos de Cozinha, Edificações e Farmácia. O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) deu as boas-vindas aos alunos e disse que os estudantes dos cursos técnicos regulares que entrarem através do Vestibulinho, a partir de agora, terão alimentação fornecida pela instituição.

O superintendente João Neto iniciou a solenidade no Ciaei parabenizando os novos alunos pelo interesse que demonstraram em garantir uma vaga em curso técnico e, ressaltou que todos devem estar preparados para as oportunidades que estão surgindo, através de projetos multidisciplinares e parcerias internacionais que a instituição está buscando para aprimorar o conhecimento e a formação de mão de obra qualificada. "Graças a vocês, hoje a Fiec tem o maior número de alunos matriculados no país, através do Mediotec", ressaltou.

Na sequência, houve a premiação dos três melhores colocados na classificação geral do Vestibulinho que receberam o certificado de Honra ao Mérito. São eles: Marcelo Augusto Selegatto (1º lugar), do curso de Cozinha; Michelle Estefania Isaza (2º lugar), de Edificações; e Guilherme Albertine Clemente (3º lugar), aluno de Informática.

Elogios

A Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, marcou presença na solenidade e afirmou que a Fiec é considerada a instituição que oferece o melhor curso técnico do Brasil, resultado que se deve principalmente ao trabalho dos professores e ao envolvimento dos alunos, que exigem uma permanente interação com o setor produtivo.

A secretária também comentou a reforma do ensino médio aprovada pelo MEC e que será implantada a partir de 2019, onde os alunos já no ensino médio terão a possibilidade de usar 40% da grade curricular para fazer um curso técnico ou aprofundamento em uma área especifica de estudos. "Essa é uma grande revolução no sentido de ajudar os jovens, fazer com que de fato tenham mais oportunidades, e assim após concluir o ensino médio já possam ingressar na faculdade com uma formação técnica", afirmou Maria Helena. Os outros 60% irão abranger todos os componentes curriculares do ensino médio da educação básica. A proposta é que dessa maneira os alunos possam concluir ao mesmo tempo o ensino médio e técnico.


Fonte:


Notícias relevantes: