Indaiatuba

Obras eliminam pontos de alagamento no Jardim Califórnia

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou, na semana passada, os trabalhos para a contenção de pontos isolados de alagamentos na região do Jardim Califórnia. A etapa inicial consiste na limpeza das galerias pluviais já existentes, que é realizada em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), pelo processo de hidrojateamento.

A ampliação das galerias, que é a parte principal das obras, será executada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas (Semop), em trechos das Ruas Brasil para Cristo e Algemiro Coraine Júnior. De acordo com a assessoria da Pasta, os trabalhos no Califórnia representam mais um compromisso que o prefeito Nilson Gaspar assumiu com a população e que deverá ser cumprido já no primeiro ano de mandato.

O secretário da Semop, Robenilton Oliveira Lima (o Dothe), explicou que as novas galerias serão instaladas na Rua Brasil para Cristo, em um trecho de aproximadamente 250 metros, até a Rua dos Indaiás. Já a Rua Algemiro Coraine Júnior irá ganhar 160 metros de tubulações para o reforço das galerias existentes, e que também vão até a Rua dos Indaiás.

Conforme explicou Gaspar, o projeto da obra foi feito com base em um levantamento prévio dos pontos de alagamento, sendo o principal deles na Rua Domacyr Stocco Júnior, e em trechos de galerias pluviais da Vila Brizola e Vila Costa e Silva, que atendem a esses pontos.

"Com essas novas galerias vamos captar a água das chuvas sobre a Rua dos Indaiás e pela superfície das vias que dão acesso à Rua Domacyr Stocco, causando pontos isolados de enchentes", justificou. "Para garantir ainda mais eficiência na drenagem das águas pluviais, também vamos ampliar as bocas de lobo nesses trechos", acrescentou o prefeito.

No final de junho, a prefeitura implantou um muro de ala em gabião no lançamento de águas pluviais, localizado no Jardim Belo Horizonte. A obra integrou os serviços preliminares para ampliação das galerias de águas pluviais que atendem à região do Jardim Califórnia.

Gaspar acrescentou ainda que as adequações na saída de águas pluviais do Belo Horizonte, por meio da proteção das encostas, foram necessárias para a obra de drenagem que será realizada no Jardim Califórnia.


Fonte:


Notícias relevantes: