Casarão recebe evento A Hora do Mamaço

Indaiatuba

Casarão recebe evento A Hora do Mamaço

A prefeitura promove hoje, no Casarão Pau Preto, a Hora do Mamaço. Trata-se de um evento oficial da comunidade Aleitamento Materno Solidário (AMS), que terá início a partir das 8 horas e segue até às 16 horas. A ação é nacional e integra a Semana Mundial da Amamentação.

Indaiatuba participa da ação pelo quarto ano. O encontro traz a proposta de diversas atividades para reforçar a importância da amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até dois anos do bebê, conforme a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Segundo o grupo AMS, o ato de amamentar não oferece benefícios apenas para as crianças, mas ainda para a mulher e, consequentemente para as famílias e à sociedade de um modo geral.

Benefícios

O leite materno pode fazer grande diferença na vida das crianças, uma vez que seus inúmeros benefícios já são comprovados para o crescimento saudável dos pequenos. Além de nutrir fisicamente, ainda ajuda no desenvolvimento emocional e intelectual, pois contém todos os nutrientes e vitaminas que o corpo necessita nos primeiros meses para seu crescimento e na construção de um sistema imunológico saudável.

O momento da amamentação pode ainda acalmar o bebê, já que o contato direto com a mãe lembra o período em que ele estava no útero, fazendo se sentir protegido e aconchegado. A cólica também pode diminuir, porque o leite fornecido pela mãe possui efeito relaxante.

O bebê recebe também proteção contra infecções respiratórias e diarreia, tem diminuído o risco de alergias, do colesterol alto, diabetes e obesidade; por outro lado, as mamães que amamentam reduzem as chances de desenvolvimento de anemia, osteoporose, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto.


Fonte:


Notícias relevantes: