Indaiatuba

Encontro incentiva aleitamento materno

Profissionais da área da saúde de Indaiatuba tiveram a oportunidade de participar do evento Todos Juntos pela Amamentação, realizado na manhã de quarta-feira, no auditório da prefeitura. A ação foi promovida por meio do Programa Nascer Bem, vinculado à Secretaria de Saúde.

O secretário da Pasta, José Roberto Stefanni, lembrou que a amamentação é essencial para o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e alergias. Na sequência, a ginecologista e obstetra, Andrea Moura Rodrigues Maciel da Fonseca, falou sobre o tema do encontro, e a pediatra e nutróloga, Luciana Figueira Pegorer, ressaltou as vantagens da amamentação.

"Estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno e, por essa razão, convidamos enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos de toda a cidade para que ajudem a propagar e reforçar junto às gestantes e puérperas sobre a importância do ato", frisou a enfermeira e coordenadora do programa, Ana Paula Sombini.

Durante sua explanação, Andrea destacou que a grande maioria das mulheres não amamentam o bebê pelo tempo mínimo recomendado, que é de seis meses. "Os motivos alegados vão desde fatores estéticos até a falta de apoio da família e falta de orientação sobre como amamentar e estimular a produção de leite", disse.

Em abril deste ano foi sancionada a lei nº 13.435, que institui agosto como o mês do aleitamento materno, que será destacado com a cor dourada (Agosto Dourado).

O Programa Nascer Bem oferece orientação e auxílio às gestantes e puérperas sobre o aleitamento materno. A unidade está situada à Rua Carlos Garcia, 28, Jardim Morada do Sol (ao lado da Central de Ambulâncias). O horário de atendimento é das 8h às 15h30. Mais informações: (19) 3935-5300/9335.


Fonte:


Notícias relevantes: