Indaiatuba

Alunas vencem concurso de culinária da Fiec

Nesta segunda-feira, a unidade II da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), recebeu a final do 1º Concurso de Culinária Fiec. A primeira etapa da competição foi realizada no dia 31 de julho, e teve a participação de 16 duplas formadas por alunos e ex-alunos do curso técnico de cozinha.

O objetivo foi o de mobilizar o desenvolvimento das habilidades adquiridas no curso, onde cada dupla teve que apresentar em duas horas um prato contendo no mínimo um tipo de proteína, dois acompanhamentos (sendo um carboidrato e em molho). Houve ainda a obrigatoriedade do uso de, pelo menos, três ingredientes saudáveis, entre eles, o gengibre.

Já na final, os nove candidatos classificados tiveram que apresentar também, com o tempo de duas horas, pratos com uma entrada e uma sobremesa que tivessem, no mínimo, uma fruta na preparação. Os pratos apresentados foram: creme de abóbora com cryspi de bacon; vieira com coração de alcachofra gratinada ao molho bechamel; crocante de pão com bacon e ovo, com mix de folhas; creme de mandioquinha; ceviche de linguado com chips de banana verde; casquinha de frutos do mar; canapé de cogumelos com ricota,bolinho de abóbora com carne seca e geleia de pimenta e cuzcus marroquino na laranja.

Já as sobremesas foram: cheescake de manga na taça; verrine de sagu; crema al mascarpone e fragole; torta de chocolate cremosa de maracujá; pavlona de frutas vermelhas; churros de banana com toque de azeite doce; verrine de figo com vinho branco; verrine de maracujá e goiabas com limoncello.

Avaliação

O júri foi composto por Paola Tedeschi, presidente do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF); Renato Luppi Domingues, subchef do Green House Gourmet; Fernando Putz Penteado, chef do Bastião; e Gizelle Mattos, chef do Le Triskell, que avaliaram a apresentação do prato, além da criatividade, características sensoriais, técnica e postura, técnica de preparo, higiene da bancada e tempo utilizado.A competição da Fiec, que teve como molde o programa de talentos Masterchef, de formato original da BBC do Reino Unido, e realizado no Brasil pela Rede Bandeirantes de TV, premiou com uma viagem para Itália, com direito a uma semana de curso no ICIF.

O primeiro lugar foi para a aluna Raquel Victorelli Freitas, que elaborou e apresentou a entrada de canapé de cogumelos com ricota e de sobremesa verrine de figo com vinho branco. O segundo posto ficou com Ciza de Sousa Santos, que preparou sua entrada de casquinha de frutos do mar e de sobremesa churros de banana com toque de azeite doce.

Durante toda a competição os alunos participantes elegeram o professor que se empenhou em ajuda-los nesse projeto; já a professora Janaina Madruga Morais Ferreira foi escolhida para acompanhar as alunas na viagem à Itália, que irá ocorrer no período de 12 a 19 de novembro de 2017.

Esta é a segunda vez que alunos da Fiec têm a oportunidade de realizar um curso no ICIF, já que em dezembro de 2016, Natália Carnellos Padovani e Erick Augusto Ramos, fizeram o curso de Confeitaria e Doceria no Instituto.

Sobre o ICIF

O ICIF foi fundado em 1991, por um grupo de chefs italianos, com o objetivo de promover a imagem da cozinha italiana no exterior. A escola organiza cursos Master, Breve, Temáticos e Sommelier Associazione Italiana Sommelier (AIS) para chefs de cozinha que pretendem se especializar na moderna cozinha italiana ou em cursos temáticos de curta duração.


Fonte:


Notícias relevantes: