Indaiatuba

Colégio Meta - Exercitando a cidadania

O Colégio META procura exercitar a cidadania em seu cotidiano, desde os alunos mais jovens. A instituição está sempre em busca de melhores maneiras de proporcionar situações que conduzam os estudantes ao aprendizado de valores importantes para a vida de cada um, e de todos aqueles que estão no mesmo contexto social.

Em vista disso, desde o ano de 2012, o Meta implantou o projeto Aluno Representante de Turma, que abrange as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental I até o 3º Ano do Ensino Médio. São dois alunos representantes de cada turma, e os candidatos à liderança falam sobre seus posicionamentos, intenções e planos. Eles são eleitos pelos próprios alunos, por meio de voto direto e aberto, sob a orientação e mediação do professor coordenador.

Dentre as responsabilidades a cargo dos representantes estão: representar a turma em suas reivindicações escolares, junto ao professor coordenador e à equipe pedagógica; estimular a cooperação entre os colegas, e entre estes e os professores; levar ao conhecimento da equipe pedagógica as dificuldades enfrentadas pela turma; procurar, junto aos estudantes, as soluções para os problemas; promover a conciliação de interesses em situações de conflitos; participar de reuniões junto à equipe pedagógica etc.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Jessamine Franz, "uma escola que busca a participação de todos, ouve e respeita suas ideias, é aquela que se baseia em princípios democráticos, dando direitos de participação para estudantes, professores e colaboradores", argumenta.

As reuniões são realizadas bimestralmente, e ali os alunos têm a oportunidade de aprender o verdadeiro exercício da democracia. Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas no colégio Meta, acesse o portal www.colegiometa.com, ou venham nos visitar. A Unidade I fica à Rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina; e a Unidade II, à Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, em Itaici.


Fonte:


Notícias relevantes: