Indaiatuba

Visita pedagógica promove consciência ambiental

EXPERIÊNCIA

Educar para a conservação e preservação da natureza, bem como a valorização da responsabilidade ambiental foram os objetivos da visita dos alunos do 6º e 7º anos do Colégio Montreal à Toca da Raposa, uma reserva ambiental localizada em Juquitiba-SP.

De acordo com a professora de Ciências, Adriana da Silva Andrade, a visita proporcionou aos alunos a integração dos saberes adquiridos em sala de aula e o contato com diversos elementos fundamentais presentes na natureza. “Os alunos se encantaram com as descobertas sobre os tipos de vegetação e seres vivos presentes na trilha realizada na Toca da Raposa, a qual mantem uma área preservada do ecossistema Mata Atlântica. Também conheceram vários animais que vivem em criadouros conservacionistas, os quais foram resgatados de traficantes ou sofreram maus tratos e/ou abandono de seus antigos donos”, conta a professora.

Os alunos ficaram comovidos ao conhecer a história dos animais que vivem no local, e que sofrem com sequelas emocionais e/ou físicas resultantes do tráfico ou abandono. “Achei o passeio muito legal! Aprendemos muitas coisas sobre os animais e fez com que nos conscientizássemos sobre o problema do tráfico. Pudemos ver como os animais sofrem e, dessa maneira, poderemos ensinar as futuras gerações a respeitar os animais e a diminuir o tráfico”, comenta a aluna Luana Scalett do 6º ano.

Os alunos ainda participaram de uma oficina, na qual confeccionaram patas de diferentes tipos de animais utilizando gesso e também de outras atividades lúdicas, todas com o contexto de educação ambiental.


Fonte:


Notícias relevantes: