Tribuna fala com ex-prefeito Clain Ferrari

Indaiatuba

Tribuna fala com ex-prefeito Clain Ferrari

Entrevista

Muita gente que veio morar em Indaiatuba em anos recentes não sabe que a cidade teve um prefeito que deu o pontapé inicial para o vertiginoso crescimento do município. Este é Clain Ferrari, que esteve à frente da Prefeitura em duas administrações, a primeira de 1977 a 1982, pela antiga Arena; e de 1989 a 1992, pelo PTB. Clain e sua esposa Ana Maria, receberam a Tribuna em sua casa, a mesma onde sempre moraram desde 1968, quando vieram do Mato Grosso do Sul para Indaiatuba.

O Parque Ecológico, hoje cartão postal da cidade, foi iniciativa do ex-prefeito em seu segundo mandato. E para isso chamou um dos principais arquitetos do país, Ruy Ohtake. Os prefeitos que seguiram sua gestão deram sequência ao plano original. Na época o local era um brejo, com o córrego Barnabé sendo quase engolido pelo mato. A partir daí, a cidade cresceu por todo lado direito da marginal do Parque Ecológico, com novos bairros sendo criados.

Desapropriação

Professor de educação física formado pelo Exército (de onde saiu como segundo sargento), Clain deu aula para vários alunos, muitos deles seus fãs até hoje. Também foi responsável por abrir bairros e avenidas importantes, como a Presidente Vargas, Visconde de Indaiatuba, Conceição e a dos Trabalhadores, entre outras.

Dono de um modo peculiar de governar, para abrir a Avenida dos Trabalhadores teve que desapropriar uma das principais fábricas da cidade, a Yanmar. "O japonês gerente ficou furioso e se deitou no local para impedir que o tratorista da Prefeitura passasse. Clain não teve dúvidas e ele mesmo foi dirigir a máquina. O japonês saiu correndo", revela Ana Maria, acrescentando que depois ficaram amigos, foi tudo resolvido e o local é hoje uma importante via de ligação entre bairros.


Fonte:


Notícias relevantes: