Indaiatuba

Morada do Sol e Faici figuram em sua lista

Entrevista

Clain também pode ser chamado de "Pai do Morada do Sol". Foi ele quem planejou o bairro e chamou paranaenses para que comprassem terrenos a preço módicos e ali construíssem suas vidas. Hoje, o bairro é uma potência, o mais populoso da cidade. Seu pioneirismo levou à criação da Faici (Feira Agrícola, Industrial e Comercial de Indaiatuba), objetivando mostrar o que o município produzia em todos os campos, com feiras e venda de produtos.

"Foi um tremendo sucesso. Já havia shows e rodeio, mas não como agora. A festa tinha por objetivo valorizar Indaiatuba", conta sua esposa. Também foi ideia do ex-prefeito realizar a Festa das Nações, já que Indaiatuba era cidade colonizada por imigrantes suíços, alemães, japoneses e italianos.

Esportes

No campo dos esportes foram dois projetos vitoriosos: o Ginásio de Esportes e o Centro Esportivo dos Trabalhadores. Além disso, incentivou atletas da cidade em jogos regionais, estaduais e nacionais. O bairro Cidade Nova foi criado por Clain, que não só pavimentou as ruas como fez toda a infraestrutura, que resistiu por décadas até a cidade passar de 200 mil habitantes. Também comandou a expansão de bairros centrais e periféricos.

Educação

No terreno da educação foi pioneiro em abrir creches e escolas em zonas rurais e pressionou o Governo do Estado de São Paulo para que oferecesse novas escolas estaduais para a cidade. Ana Maria relembra outro fato curioso do "estilo Clain de governar". Ele ia de madrugada verificar se os guardas de patrimônio estavam em suas funções, atuantes. "Muitas vezes ele subia num muro para verificar", revela. "Quem trabalhou com Clain Ferrari tem saudades do bom chefe, sempre pronto a ouvir todas as partes e decidir o que era melhor em cada caso". Hoje, aos 81 anos, Clain vive recluso, cuidando de sua saúde debilitada.


Fonte:


Notícias relevantes: