Indaiatuba

Ceunsp inaugura laboratórios para Medicina Veterinária

O Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) avança no suporte aos alunos de Medicina Veterinária e inaugura um complexo de laboratórios para o curso. A inauguração do conjunto, que contou com investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, aconteceu na última quarta-feira, dia 30.

O objetivo dos laboratórios é proporcionar para os alunos do curso, exemplos concretos de toda a teoria apresentada em sala de aula, complementando o ciclo de ensino-aprendizagem. Além disso, será possível que os estudantes realizem estudos fora do horário de aula com o suporte de um técnico de laboratório ou monitor do curso de Veterinária.

Ao todo, são três espaços estruturados para atender as demandas do curso, divididos em: Laboratório de Anatomia, voltado para as áreas de anatomia, fisiologia e histologia; Laboratório de Microscopia, destinado à microbiologia; e o Laboratório Multifuncional, desenvolvido para as áreas de Bioquímica e Química.

A Tribuna esteve no evento onde alunos, professores, coordenadores e imprensa visitaram os laboratórios e conheceram de perto as novas instalações e melhorias do local. O reitor Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral também falou sobre o Hospital Veterinário, cujo projeto está em andamento e deve ser entregue até o fim de setembro.

A entrega da estrutura do novo hospital deve acontecer até o fim de 2018, com um investimento total de até R$ 4 milhões, e terá portas abertas para atendimentos na cidade de Salto e região. O reitor disse que, futuramente, cursos na área da saúde também deverá integrar a lista de opções da universidade. "O que acontece é que os cursos da área da saúde ficam no campus de Itu e os de exatas em Salto. O que nós queremos é aumentar essa oferta e trazer cursos da saúde para Salto também", revela.

Medicina

Para tanto, não descarta abrir o curso de Medicina na cidade, e revelou que existem diálogos com o prefeito de Salto e cidades da região, dependendo apenas das políticas governamentais do Ministério da Educação, especificamente do Programa Mais Médicos. "Uma vez estabelecidos esses critérios e abertos os editais, faremos uma proposta de um curso de Medicina na região", conta.

Sobre a expansão de cursos presenciais em cidades da região, Luiz Henrique disse que ainda não existem projetos e que os esforços estão voltados para as cidades de Salto e Itu, mais especificamente em Salto, que conta com uma possibilidade de crescimento muito maior em termos de capacidade para receber novos cursos.

Para o reitor, a presença de alunos de cidades da região no campus de Salto é importante para o crescimento da instituição. Hoje, segundo ele, 60% dos alunos são de cidades vizinhas ao centro universitário, e por isso, desde que o grupo Cruzeiro do Sul Educacional assumiu o Centro Universitário, investimentos vêm sendo realizados na instituição. "Quando houve a aquisição do Ceunsp pelo grupo Cruzeiro do Sul, sabíamos das necessidades de investimentos, mas nenhum está sendo transferido à mensalidade dos alunos. Todos os valores são decorrentes de reajustes anuais, por conta da inflação, mas não em função de investimentos", conclui.


Fonte:


Notícias relevantes: