Indaiatuba

Enem capacita seus coordenadores da região neste fim de semana

Hoje, dia 2, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá capacitar os 34 coordenadores municipais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que atuarão na região de Campinas. Das vinte cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), dezesseis estão inscritas no Enem 2017 do Estado de São Paulo.

Indaiatuba é o segundo município da RMC com maior número de inscritos: 5.883 no total, ficando atrás apenas de Campinas, que tem 27.727 inscritos. O Estado tem 1.136.851 inscritos para o Enem, o que representa 16,89% do total de participantes confirmados, que é de 6.731.203. Em função do volume de inscrições e, consequentemente, da equipe envolvida, as capacitações em São Paulo serão por região.

Além de Campinas, também haverá capacitações em Limeira, Santos e na capital. Em todo o estado, haverá aplicação do Enem em 209 cidades em 5 e 12 de novembro. A capacitação em Campinas é responsabilidade da Fundação Cesgranrio, que compõe o consórcio juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Durante a capacitação, com duração de oito horas, os coordenadores municipais assistem a um vídeo de preparação e realizam exercícios. Eles também precisam concluir, até a véspera do Exame, uma capacitação a distância de 20 horas de duração.

As capacitações do Enem apresentam todo o procedimento de logística e aplicação do Exame,com várias novidades em 2017, como a aplicação em dois domingos consecutivos, o encerramento da aplicação para sabatistas e a estreia das provas personalizadas com nome e número de inscrição do participante. Há também um novo recurso de acessibilidade, a vídeo prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Fonte:


Notícias relevantes: