Indaiatuba

Peças gigantes de artesão fazem sucesso na cidade

A Tribuna foi conhecer uma pessoa que faz sucesso em alguns pontos da cidade, o artesão Izael Felix, de 62 anos, jardineiro por profissão. Suas peças são postas à venda em estradas, bairros e entradas de supermercado, fazendo muito sucesso entre as crianças e adultos. É que tudo é gigante: xícaras, sapatos, botinas e até uma Lâmpada de Aladim.

Izael começou a fazer suas peças há 38 anos, quando estava plantando grama em uma fazenda. Havia sobras de cimento em uma obra no local e ele, com as mãos, construiu um vaso grande em formato de jarra e foi muito elogiado. Depois disso, tomou gosto e começou a fazer peças de arte.

O cuidado do artesão está na escolha do material. Ele usa cimento e ferro e não barro, como é comum ver nesse tipo de artesanato. É um trabalho que exige paciência, já que algumas peças demoram mais de um mês para ficarem prontas.

"Tive que fazer minhas próprias ferramentas à medida que ia construindo novas peças", relata. De fato, há diversos tipos de utensílios que o auxiliam no minucioso trabalho. "São verdadeiras obras de arte, faço com carinho e atenção." As peças são feitas com cimento e aros de ferro. Depois são lixadas para receberem a pintura, tão bem feita que as deixa com aparência de cerâmica.

As peças, gigantescas, são muito pesadas e, devido ao trabalho artesanal (cada uma é única) e ao material usado, têm valor diferenciado. A peça mais recente criada pelo artista é uma Lâmpada de Aladim, com o preço em torno de R$ 9 mil. Uma xícara enorme, com pires e pintada como porcelana - que faz a alegria da criançada, que entra dentro dela - custa R$ 1.200. O artesão vende cerca de duas peças por mês.


Fonte:


Notícias relevantes: