Indaiatuba

Empresa coloca 20 novos ônibus nas ruas

Dois dias antes do prazo final estabelecido para sua defesa em processo administrativo de inadimplência, que trata da não execução do contrato de concessão de transporte coletivo na cidade, aberto pela Prefeitura de Indaiatuba, a Rápido Sumaré, do grupo VB Transportes, apresentou a Citi - Companhia de Transportes de Indaiatuba e colocou 20 ônibus zero quilômetro nas ruas. A novidade veio acompanhada de uma campanha de apresentação da nova marca, que foi barrada pela prefeitura.

Segundo informações da assessoria da Rápido Sumaré, a Citi investiu mais de R$ 7 milhões na aquisição de 20 ônibus zero quilômetro, incorporados à frota na última quarta-feira, dia 30. Pintados nas cores laranja e prata, os veículos estão circulando nas linhas 303, 304, 305, 320, 322, 331 e 332, que, juntas, atendem mensalmente mais de 390 mil usuários.

"Com a chegada dos novos ônibus, a frota de Indaiatuba é uma das mais modernas de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os veículos emitem baixíssimos índices de poluentes e particulados. Hoje, a idade média é de quatro anos", afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da Citi.

Os novos ônibus têm chassi da marca Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo Torino e contam com elevadores para garantir a acessibilidade das pessoas com baixa mobilidade e portadoras de necessidades especiais. São equipados com motores com gerenciamento eletrônico e atendem o sistema Euro 5, um conjunto de normas regulamentadoras criado com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. No Brasil, ele é chamado de Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve P-7. O nome remete à legislação europeia, que tem essa mesma finalidade.

Sua principal meta é diminuir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em até 60%. Desse modo, é esperada uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes em relação ao sistema anterior, o Euro 3. Além disso, os veículos contam com dispositivos denominados "anjos da guarda", que evitam que os ônibus trafeguem se as portas não estiverem fechadas, possuem sensores de ré, equipamento para evitar acidentes em manobras e bancos especiais para atender obesos, idosos, pessoas com necessidades especiais e mulheres grávidas ou com crianças de colo.

Significado

Segundo a assessoria da empresa, Citi significa Companhia de Transportes de Indaiatuba e foi desenvolvida com exclusividade para Indaiatuba. A palavra Citi, em tom laranja, tem a primeira consoante "abraçada" por um semicírculo também em tons alaranjados e na cor amarela. O conceito de transporte mais humanizado e moderno, voltado para os usuários, também integra a criação da nova marca da concessionária. A fonte escolhida para compor a palavra pertence à família Univers, conhecida pela elegância, clareza e modernidade.

A Tribuna entrou em contato com a assessoria da Rápido Sumaré, por telefone e e-mail, para saber se a empresa apresentaria a sua defesa no caso de caducidade do contrato, cujo prazo venceria ontem, dia 1º. No entanto, não obteve retorno.


Fonte:


Notícias relevantes: