Indaiatuba

Alunos da Fatec fazem campanha de doação de órgãos

Objetivando criar situações de aprendizagem sobre os procedimentos necessários para conscientizar os alunos sobre a doação de órgãos e tecidos, a Fatec Indaiatuba, por meio dos seus alunos Bruna Damasceno de Souza e Mauro Vitor Dias, voluntários da OSC Gabriel, realizaram nos dias 08 e 11 de agosto uma campanha interna intitulada: "Doe Órgãos Recicle Vidas". A ação desenvolvida por alunos da Fatec Indaiatuba no início do semestre irá se repetir no Game Day do dia 23 de setembro.

Bruna é aluna do 2º semestre do curso de Gestão Empresarial e já passou por quatro transplantes de órgãos, desde então tem atuado como voluntária na OSC Gabriel. Segundo Bruna, a pessoa que se torna doador de sangue, toda vez que doa, pode salvar até 4 vidas e a pessoa que avisa a família sobre a vontade de ser doador de órgãos, pode salvar até dez vidas. Além disso, é possível em vida doar, rim, medula e uma parte do fígado, um pulmão e parte do intestino. "Tornar-se doador é um dos atos mais nobres que um ser humano pode realizar, além de aliviar o sofrimento de quem espera por um transplante, ele sempre será lembrado com carinho pela boa ação" comenta a estudante.

Mauro Vítor, que se encontra em remissão de um câncer de medula, já é formado em Gestão Empresarial pela Fatec Indaiatuba, e conta que quando era aluno do 4º semestre passou por uma doença grave e para manter sua vida ele precisou da doação de muitos litros de sangue. Com o ato voluntário dos amigos e familiares que se uniram ele conseguiu (228) doadores efetivos para o banco de sangue do Hospital Boldrini. Desde então Mauro se tornou voluntário da OSC, e reconhece que o trabalho desenvolvido pela GABRIEL de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância de tornarem-se doadores de órgãos, tecidos e medula é importantíssimo para a continuidade da vida.

Durante a Campanha os alunos Bruna e Mauro realizaram cadastros para o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS),para comprovar o desejo em vida de ser doador de órgãos, divulgaram materiais sobre doação de órgãos e saúde em geral, além de dúvidas dos alunos sobre o tema doação de órgãos.


Fonte:


Notícias relevantes: