Indaiatuba

12 mil assistiram ao desfile da Independência

Em Indaiatuba, aproximadamente 12 mil pessoas assistiram ao desfile cívico em comemoração ao dia 7 de setembro, conforme dados da Prefeitura. O evento contou ainda com três mil integrantes, incluindo estudantes de escolas municipais e integrantes da Guarda Civil, Polícia Militar, e até de empresas da cidade.

Além do desfile, a Prefeitura disponibiliza em setembro, na Praça Dom Pedro II, uma exposição de fotos de alguns munícipes que serviram a Pátria em diversos momentos da história, bem como ações de sensibilização à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo das ações é despertar o sentimento de patriotismo e a compreensão do passado histórico do País e da cidade.

A parada cívica teve como tema Forças Armadas, e teve início com a Corporação Villa Lobos, em formato de fanfarra, seguida por cerca de mil alunos da rede municipal de Educação. Durante o desfile, os estudantes soltaram balões verde-amarelos biodegradáveis que continham sementes de 16 espécies de árvores nativas.

O Exército Brasileiro esteve presente com 40 homens e carros militares; a Guarda Civil, com guardas e viaturas; e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também participaram da comemoração.

O evento também teve a participação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e da Corpus; grupos da terceira idade do Funssol e de escoteiros do Indaiá, Rosa dos Ventos e Falcão Azul; clubes de Desbravadores e Aventureiros; alunos do Centro de Educação Pré-Militar; alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec); grupo de dança da Secretaria de Cultura; atletas da Secretaria de Esportes, que participaram dos Jogos Regionais, assim como atletas olímpicos e paralímpicos. Além deles, algumas empresas, como a Agritech, Toyota e John Deere desfilaram com seus veículos.

Retomada

Em relação à conscientização ambiental durante o desfile, a Prefeitura lançou mão das ações de sustentabilidade que integram o Programa Município VerdeAzul, com apoio da Corpus, e colocam em pauta a questão dos resíduos sólidos e a importância da reciclagem.

Em resposta a questionamento da Tribuna, o poder público afirma que a comemoração foi retomada, e deverá se repetir nos próximos anos. Segundo o governo municipal, será feita uma avaliação para melhorar o evento e abranger mais segmentos da sociedade civil de Indaiatuba. Sobre a participação de estudantes no desfile, a Prefeitura reiterou que irá ampliar o convite às escolas estaduais e particulares para as próximas edições do 7 de setembro.

Também durante o ato cívico, Antônio Haruo Nobori recebeu homenagem pelo serviço prestado na Força Aérea Brasileira (FAB), no período de 1973 a 1993. A estudante Ana Lúcia F. Lopes, de 14 anos, disse que a comemoração superou suas expectativas. "Não pensei que fosse tão bonito. Eu nunca havia tido o interesse de participar, mas minhas amigas insistiram e quero vir de novo ano que vem", declarou.

Já o aposentado Haroldo C. M. Siqueira disse ter se emocionado, especialmente quando os soldados do Exército desfilaram. "Relembrei meus tempos de caserna, que foram muito bons. Infelizmente, não pude seguir carreira militar", contou.

Além do prefeito Nilson Gaspar (PMDB), e do vice, Dr. Tulio J. T. Couto (PMDB), estiveram presentes o deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro e demais vereadores; secretários municipais; o Tenente Coronel do Exército Brasileiro, Luís Claudio Andrade Maranhão; e o 1º Tenente da Polícia Militar, Paulo Bueno J. Júnior.


Fonte:


Notícias relevantes: