Indaiatuba

Eventos gratuitos conscientizam sobre aspectos da Doença de Alzheimer

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é lembrado em 21 de setembro e contará com dois eventos gratuitos em Indaiatuba, promovidos pela sub-regional local da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Este ano, a entidade preparou um ciclo de palestras para sábado, dia 23, a partir das 8h30, na Faculdade Anhanguera, e uma peça teatral que será encenada pelo Grupo Anankê no próximo dia 28, no Centro Cultural Morada do Sol.

Para o ciclo de palestras, não é necessário fazer inscrição prévia. A primeira palestra acontece às 9 horas, com a psiquiatra Salma Rose Imanari Ribeiz, que abordará o tema O Impacto do Diagnóstico de Alzheimer na Família e explicará as principais mudanças na rotina e as maneiras de lidar melhor com o problema. Às 9h50, a fisioterapeuta Erika Waleska Alves fará uma exposição sobre Gerenciamento do Cuidado e Divisão de Papéis, assunto que muitas vezes gera conflito entre os familiares.

O tema Luto será tratado pela psicóloga Nely Aparecida Guernelli Nucci às 10h40. O assunto é importante porque o paciente com demência perde suas características e referências e, para os familiares, é como se estivessem perdendo o ente querido antes mesmo do falecimento. Os presentes ainda poderão participar de uma mesa redonda a partir das 11h30, com encerramento previsto para o meio-dia.

Espetáculo

No dia 28, às 20 horas, o Grupo Anankê apresenta o espetáculo O Engano, que retrata o universo da pessoa com Alzheimer e promete emocionar a plateia. A presidente da Abraz Indaiatuba, a médica geriatra Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, explica que as ações buscam aprofundar temas abordados ao longo do ano em palestras da entidade e promover o esclarecimento das pessoas que convivem com a Doença de Alzheimer e outras demências.

"O diagnóstico da doença sempre gera muitas dúvidas e o papel da Abraz é informar e ajudar a tornar o convívio menos difícil", declara. "Todos os temas foram sugeridos por cuidadores que participam de nossos eventos mensais, portanto, abordam diretamente a realidade da doença", explica Celene. A Faculdade Anhanguera fica na Rua Cláudio Dal Canton, 89, Cidade Nova II, e o Centro Cultural Morada do Sol na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5.924.

A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, ministradas por profissionais de diversas especialidades. Saiba mais em: facebook.com/abrazindaiatuba.


Fonte:


Notícias relevantes: