Indaiatuba

Objetivo promove concurso de bolsas para Ensino Médio

No dia 7 de outubro, às 8h, será promovido o Concurso de Bolsas para o Ensino Médio Noturno do Colégio Objetivo Indaiatuba, tanto para alunos da rede pública como para os da rede particular que estejam cursando do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio.

O Ensino Médio Noturno é a oportunidade para os alunos que querem uma boa preparação para os vestibulares, inclusive para aqueles que não se enquadram nos critérios do sistema de cotas implantado nas universidades federais e que agora começam a ser adotados, gradativamente, pelas universidades estaduais.

Desde 2012, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.

De lá para cá, as universidades públicas estaduais também estão implantando o próprio sistema de cotas. Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto e, por isso, é importante que o vestibulando esteja atento aos critérios adotados em cada caso.

Nessa ação do governo que visa a facilitar o ingresso na universidade pública e para garantir o direito a quem realmente necessita, existem alguns critérios que são desconhecidos do público em geral, como as regras para as cotas sociais que analisam a renda mensal per capita da família. "Isso significa que ter cursado todo o Ensino Médio nas escolas da rede pública não garante a inclusão no sistema de cotas. A renda salarial de cada membro da família também é levada em consideração. Vale ainda ressaltar que os critérios adotados nas universidades federais são diferentes das estaduais. O vestibulando e suas famílias devem estar atentos a isso para não haver surpresas depois", alerta Débora Razori, psicóloga responsável pelo Núcleo de Apoio ao Vestibulando do Colégio Objetivo Indaiatuba.

As inscrições para o Concurso de Bolsas para o Ensino Médio Noturno do Objetivo Indaiatuba são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05/10/17, no site do Colégio: www.objetivoindaiatuba.com.br. "Aqui os alunos encontram a melhor infraestrutura, plantões de dúvidas diários, simulados periódicos, escolas de esportes, coral e teatro, professores especializados em vestibulares, Núcleo de Apoio ao Vestibulando e Orientação profissional e pedagógica", explica a coordenadora do Ensino Médio Noturno, Jade Rosa.


Fonte:


Notícias relevantes: