Indaiatuba

Defesa Civil e Bombeiros eliminam diversos focos de incêndio em mata

A segunda quinzena deste mês foi marcada por vários chamados direcionados à Defesa Civil relatando focos de incêndios em mata. Os três maiores, que contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas, foram registrados nos bairros: Jardim dos Colibris, Núcleo Residencial Professor Carlos Aldrovandi e Colinas de Indaiatuba. Qualquer problema com fogo em mato pode ser comunicado para a Defesa Civil através do telefone 3935-9444 ou em situações de emergência através do telefone 153.

A Defesa Civil alerta a população para que não jogue latas de alumínio e vidro em meio ao mato, devido ao fato de que esses materiais aquecerem com a luz do sol e acabam iniciando a combustão da vegetação seca. Outro pedido da Defesa Civil é para que a população não deixe bitucas de cigarro em áreas verdes, e nem realize a limpeza de terrenos com fogo. Além de existir uma Lei Municipal que proíbe este tipo de limpeza, muitas vezes o fogo foge do controle e acaba passando para outros terrenos, ocasionando grandes incêndios.

Com a forte estiagem pela qual a cidade está passando, muitas pessoas reclamam do odor de fumaça em vários pontos da cidade, prejudicando as vias respiratórias, especialmente de crianças, idosos e pessoas alérgicas.

A dona de casa Aparecida B. Lourenço, do Jardim Marina, se diz muito irritada com os constantes odores de fumaça que invadem a vizinhança. "Me desculpe, mas não acredito nesse negócio de que mato pega fogo sozinho... é ação de gente mesmo, e de gente mal educada e sem noção. Tinha era que ter fiscalização e multa pesada", critica.


Fonte:


Notícias relevantes: