Indaiatuba

Cresce o volume de cargas em Viracopos

Economia

O volume de cargas exportadas e importadas no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos cresceu pelo oitavo mês consecutivo. Os segmentos de papelaria e publicações, têxtil, metal mecânico, automotivo, farmacêutico e de tecnologia alavancaram o aumento da movimentação em agosto.

Durante o mês passado, as importações recebidas cresceram 31,37% em peso transportado pelo terminal de carga em relação ao mesmo período de 2016. No total, foram importadas 12.119 toneladas, contra 9.225 toneladas registradas no mesmo período do ano passado.

O total de 12.119 toneladas recebidas no mês de agosto já é o maior volume registrado em um mês na área de importação, desde novembro de 2014, quando foram registradas 15.033 toneladas. No acumulado dos sete primeiros meses de 2017, o crescimento de peso movimentado na importação foi de 21,77%, se comparados ao mesmo período do ano passado, com o volume de 79.599,52 toneladas (de janeiro a agosto).

Entre os destaques na importação (por peso movimentado), em relação a agosto de 2016, estão os segmentos papelaria e publicações (735%); têxtil (104%), metal mecânico (75%), tecnologia (15%) e farmacêutico (11%).

As exportações, por sua vez, também mantiveram a tendência de crescimento pelo oitavo mês seguido. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 7,26%. Em agosto, deixaram o País através de Viracopos 5.285 toneladas, contra 4.927 do mesmo mês em 2016.

No acumulado do ano, a alta das exportações foi de 13,51% em relação aos oito primeiros meses de 2016, com um total de 40.470,53 toneladas. Entre os segmentos de maior destaque na exportação em relação a agosto de 2016 estão equipamentos e instrumentos médicos (1.925%), móveis (28.987%), tecnologia (203%), automotivo (24%) e papelaria e publicações (2.352%).

Referência

As remessas expressas (courier) obtiveram igualmente registros de expansão. Somados os transportes importados e exportados, o crescimento nos oito primeiros meses do ano foi de 6,5% em relação ao movimentado no mesmo período de 2016, com um total de 3.431 toneladas movimentadas de janeiro a agosto de 2017.

Para a gerência de negócios e de operações de carga do aeroporto Viracopos, essa tendência de crescimento reflete um reaquecimento no comércio exterior e indica que mais clientes têm preferido utilizar a infraestrutura aeroportuária por causa do trabalho eficiente e seguro que vem sendo desenvolvido pelas equipes do terminal de carga.

Viracopos foi eleito em abril deste ano o 2º melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2017. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

"Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para os clientes, tanto para o terminal de passageiros quanto para o terminal de cargas. Essa premiação mostra mais uma vez que nossos investimentos e esforços estão no caminho certo", destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Desta vez, Viracopos evoluiu para a segunda colocação mundial na categoria de até 400 mil toneladas/ano, ficando atrás somente do aeroporto de San Juan Luis Muñoz Marín Airport (SJU), de Porto Rico, que também conquistou o título de melhor aeroporto de cargas da América Latina.

Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o Melhor Aeroporto de Carga do Brasil e segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.


Fonte:


Notícias relevantes: