Indaiatuba

Cidade ocupa primeiro lugar no ranking de Limpeza Pública

Indaiatuba ocupa o primeiro lugar no ranking de Limpeza Pública entre as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas neste segundo trimestre de 2017. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião Pública (Indsat). A Tribuna ouviu João Paschoalini, diretor operacional da Corpus Saneamento e Obras, empresa responsável pela limpeza pública, que comentou os índices apontados pela pesquisa.

A Indsat é uma ferramenta criada por pesquisadores, jornalistas e publicitários com o objetivo de gerar conteúdos e informações sobre os principais serviços e agentes públicos dos municípios, tendo como base pesquisas de opinião, realizadas com o rigor metodológico exigido pelo mercado. Em seu site oficial, destaca que "com a Indsat acreditamos que prefeitos, empresários e cidadãos possam estar bem informados em relação aos serviços públicos de seus municípios e, assim, promover as melhorias necessárias para o bom cumprimento dos mesmos".

Dentro da metodologiada Indsat, a amostra é variável, de modo a garantir uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos nos resultados gerais, e distribuídas proporcionalmente pela área urbana, com quotas de sexo, idade e escolaridade. A coleta de dados é domiciliar, feita de forma pessoal e direta, com uso de palmtop, o que garante um intervalo de confiança de 95%.

O índice consiste em um único número, que poderá atingir no máximo 1.000 pontos, resultante da seguinte soma: percentual recebido de Ótimo multiplicado por 10; percentual recebido de BOM multiplicado por 8; percentual recebido de Regular multiplicado por 6; percentual recebido de Ruim multiplicado por 4 e percentual recebido de Péssimo multiplicado por 2. Só é considerado na soma o entrevistado que se posicionar em relação ao serviço pesquisado.

Metodologia

Assim, Indaiatuba terminou a pesquisa no primeiro lugar no ranking de Limpeza Pública, conquistando 723 pontos. Logo em seguida estão os municípios de Itatiba (717), Jaguariúna (707) e Vinhedo (694), com alto grau de satisfação. Campinas está em 12º, com 544 pontos e grau médio de satisfação. A última da lista é Sumaré, com 476 pontos.

Dentro da metodologia da Indsat, 350 pontos indicam baixíssimo grau de satisfação; entre 350 e 499 pontos, baixo grau de satisfação; entre 500 e 649 pontos, grau médio de satisfação; entre 650 e 799 pontos, alto grau de satisfação; e igual ou maior de 800 pontos indicam grau de excelência.

Durante a pesquisa, 8% entrevistados apontaram que a limpeza pública em Indaiatuba é ótima, outros 61% classificaram como bom, 22% como regular, 5% como ruim e outros 5% como péssima. No geral, os entrevistados do sexo masculino são os mais satisfeitos com a limpeza do município.


Fonte:


Notícias relevantes: