Indaiatuba

Estação deve entrar em operação já em 2018

A ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção avança em várias frentes da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água - ETA III e a previsão é que a estação entre em operação em 2018. O reservatório semienterrado de um milhão de litros, assim como a Casa de Cloração e outros prédios, já estão prontos para entrar em operação. A informação é da assessoria da autarquia.

Os tanques já estão prontos e recebendo as camadas de areia de diferentes granulometrias e carvão (antracito) em seu leito filtrante, que é responsável pela remoção das partículas e microorganismos presentes na água que não foram retidas nos decantadores. É considerado como um processo final de remoção de impurezas na ETA, portanto é um dos responsáveis pelo cumprimento dos padrões de potabilidade da água.

Além dessa ação, está sendo escavado o acesso por onde será feita a ligação do novo módulo com a adutora que traz a água diretamente da estação de captação para o tratamento e o jateamento com uso de ar comprimido na concretagem das paredes do tanque para o sistema de reaproveitamento de água de lavagem.

O módulo em construção, quando entregue, terá a capacidade para tratar 150 litros por segundo, idêntico aos dois já existentes, aumentando de 300 litros por segundo para 450 litros por segundo, ou seja, um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída por esta Estação, para a Zona Sul da cidade.


Fonte:


Notícias relevantes: