Fiec promove campanha de doação de sangue neste sábado

Indaiatuba

Fiec promove campanha de doação de sangue neste sábado

AÇÃO

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) realizará no sábado, dia 28, das 9h às 12h, a campanha de doação de sangue, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo as normas da Unicamp.

Não poderá ser doador: o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, ter tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias; não tiver parceiro (a) fixo (a); pesar menos de 50 kg; tiver feito endoscopia há menos de um ano; e piercing ou tatuagem também há menos de um ano; for diabético; tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior ou fumado horas antes.

Para doar é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; não estar em jejum; e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. É importante ressaltar que os homens podem doar no máximo quatro vezes em 12 meses, e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de 6 (seis) meses.

A Fiec está na Av. Fábio Roberto Barnabé, 3405 - Jd Regina

Atenção

Em virtude do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue ser no dia 25 de novembro (sábado), o Hemocentro realizará a campanha na FIEC em um dia de semana - dia 22 de novembro.

Confira também as próximas datas:

22/11 (quarta-feira) e 16/12 (sábado)


Fonte:


Notícias relevantes: