Indaiatuba

Prevenção ao câncer de mama será ampliada

As ações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, serão estendidas até dezembro em Indaiatuba. A Prefeitura vai integrar o programa Mulheres de Peito, do governo paulista, que disponibiliza uma carreta para a realização de mamografias como parte das estratégias para o rastreamento organizado de detecção precoce da doença.

A carreta ficará na cidade, no período de 28 de novembro a 14 de dezembro, no estacionamento do Hospital Dia - Av. Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória I. No local serão distribuídas 50 senhas, de segunda a sexta-feira, e o atendimento será feito no mesmo dia, das 9h às 18h.

Aos sábados serão 25 senhas para atendimento das 9h às 13h; nos dias 15 e 16 de dezembro, a carreta permanecerá no município para a realização de exames complementares para as mulheres que serão chamadas.

Para fazer o exame, mulheres com idades entre 35 e 49 anos deverão apresentar o pedido médico, cartão SUS e RG. Já aquelas com 50 anos ou mais deverão apresentar apenas documento de identificação e cartão SUS, não é necessário solicitação médica.

De acordo com o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), as ações do Outubro Rosa, que incluíram o mamamóvel, caminhadas, palestras e outras, atingiram os objetivos. "Tudo foi programado para lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce deste tipo de câncer", salientou.

Ele também citou o apoio do deputado Rogério Nogueira (DEM). "Pleiteamos junto ao governo do Estado e conquistamos mais esta importante ferramenta para facilitar o acesso à mamografia em Indaiatuba", comemorou Gaspar.


Fonte:


Notícias relevantes: