Indaiatuba

Alunos revelam projeto sobre regiões do Brasil

A Escola Estadual Antônio de Pádua Prado, localizada no Jardim Morada do Sol, realizou, na última sexta, um projeto sobre as regiões brasileiras e suas diversidades. Promovido pela professora de História, Luciana Silva, o evento reuniu folclore, aspectos culturais e até culinária nacional, com pratos típicos produzidos pelos próprios estudantes.

"O projeto já está previsto no currículo do segundo ano do Ensino Médio, no caderninho do aluno, e a Luciana adaptou para a mostra", comenta Graziela Barbosa, professora de Artes, que apoiou o projeto tanto na parte artística quanto decorativa.

Conforme a professora, os estudantes se dividiram em grupos e cada um falou sobre uma região específica do Brasil, apresentando os costumes e a comida típica desses locais. "Os alimentos foram preparados pelos alunos, e havia um prato melhor do que o outro", garante Graziela.

A professora de Artes conta ainda que o consultor gastronômico, chef Marcelo Oliveira, foi convidado por Luciana Silva para avaliar os pratos preparados para o evento. Para montar o projeto, eles se inspiraram no livro de Marcelo: Vamos cozinhar - manual de forno, fogão e cozinha.

"O projeto aqui na escola foi baseado em meu livro. Inclusive, dei um exemplar a uma das professoras, que é muito amiga nossa; ali eu falo justamente sobre a alimentação brasileira", continua. "Vejo que os adolescentes fizeram jus ao trabalho, pois os pratos estão muito bacanas", elogiou Marcelo.

Aprendizado

Atuando na escola Antônio de Pádua há dois anos, Graziela complementa dizendo que o projeto vem sendo promovido junto aos estudantes, com resultados bastante positivos no aprendizado. "Como eles não viajam muito, esta é a oportunidade para que conheçam outras regiões e costumes diferentes", argumenta.

"Eles fazem tudo, desde a pesquisa até a montagem final, e com isso vão adquirindo novos conhecimentos, que complementam tudo o que veem em sala de aula", conclui Graziela.

(Adriana Brumer Lourrencini)


Fonte:


Notícias relevantes: