Indaiatuba

Cerca de 8 mil pessoas visitaram a 5ª Exposição Nacional de Orquídeas

A 5ª Exposição Nacional de Orquídeas foi promovida no último final de semana. De acordo com a Associação Indaiatubana de Orquidófilos (AIO), um público de aproximadamente oito mil pessoas visitaram o salão do Clube 9 de Julho, local da mostra e vendas das plantas.

O presidente da AIO, Marcos Fábio Azevedo Scarpa, comenta que havia em exposição aproximadamente 800 plantas de espécies diferentes de orquídeas. "Contamos com a participação de 127 orquidófilos e 792 plantas expostas. Nesta edição, assim como na anterior contamos com expositores de 23 cidades", conta.

Durante todo o evento, que teve início na última sexta-feira, os organizadores também arrecadaram doações de leite e óleo de cozinha. "A adesão das pessoas superou nossas expectativas", revela Scarpa. "Já no sábado de manhã havíamos recolhido 700 latas de óleo, sem contar as caixas de leite longa vida, coisa que não acontecia nos anos anteriores", destaca. A cada litro de leite ou lata de óleo doados o visitante ganhava uma muda de orquídea.

"Se melhorar fica melhor ainda", comemorou Elaine, esposa de Marcos, que atuou na feira na recepção dos itens doados. "No total, arrecadamos 1.776 litros de leite e 247 latas de óleo; e os mantimentos foram encaminhados para o Lar São Francisco (Asfafa), ONG Bolha de Sabão, Centro de Inclusão e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe) e Cecal.

A campanha de arrecadação surgiu na edição do ano passado, e Scarpa diz que, já na época, foi de grande sucesso. "Em 2016, as expectativas giravam em torno dos 300 litros de leite, mas conseguimos arrecadar 1.160 litros", lembra o presidente da AIO.

Para Fátima de Andrade, que veio de Minas Gerais, a feira tinha uma planta mais bonita que a outra. "Aproveitei que vim visitar minha mãe, que mora aqui, e resolvi passar pela feira. Apesar de morar em apartamento, cultivo muitas orquídeas e não consigo deixar de comprar mais", declara.

Organização

No ano passado, a Exposição de Orquídeas recebeu sete mil visitantes e ofereceu cerca de mil plantas de 500 espécies. Em todas as edições do evento os participantes puderam assistir à aula gratuita de uma hora sobre o cultivo básico de orquídeas.

Da mesma forma que a edição passada, a Exposição foi promovida pelos associados da AIO, que disponibilizaram as mudas para doação, e por expositores de várias regiões que comercializam as plantas. No local havia ainda a comercialização de adubos, substratos e outros produtos para o cuidado com as plantas.

A 5ª edição da Exposição também contou com a parceria do Sindicato Rural de Indaiatuba; Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP).


Fonte:


Notícias relevantes: