Indaiatuba

1ª Igreja Presbiteriana local celebra 40 anos

A Primeira Igreja Presbiteriana de Indaiatuba (1ª IPI) realizou, no dia 11 de novembro, um culto de gratidão a Deus por seus 40 anos de existência, no Espaço Esplanada, em comemoração aos seus 40 anos de existência. Cerca de 600 pessoas ali estiveram reunidas, com a participação especial de um grande coral composto por coristas de igrejas locais e de cidades vizinhas que integram o Presbitério de Indaiatuba, bem como da Corporação Musical Villa-Lobos, que deu um colorido musical todo especial aos diversos hinos entoados pelo coral e pelos presentes.

Falou, na ocasião, destacando os cinco pontos fundamentais da Reforma Protestante, ocorrida há cinco séculos (só a Escritura, só a graça, só a fé, só Cristo, glória só a Deus), o historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Reverendo Alderi Souza de Matos, que disse estar encantado com a cidade de Indaiatuba, que visitava pela primeira vez.

Representantes de 25 denominações religiosas se fizeram presentes ao evento, que agradou especialmente pela atuação do coral e da Corporação Musical Villa Lobos, além das autoridades do município. Na ocasião, foi lançado um livro comemorativo sobre a história da implantaçãodo presbiterianismo em Indaiatuba, da organização da Primeira Igreja Presbiteriana de Indaiatuba e das duas Igrejas Presbiterianas implantadas pela 1ª IPI em Indaiatuba, todas vinculadas à IPB.

Um exemplar do livro foi entregue ao prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, ao presidente da Câmara Municipal, Hélio Ribeiro, e a outras autoridades eclesiásticas presentes.

História

O presbiterianismo nasceu em Indaiatuba em 20 de agosto de 1911, quando o missionário americano, Rev. James Porter Smith, dirigiu o primeiro culto na cidade, iniciando um ponto de pregação na cidade e outro no Bairro Mato Dentro.

Em 4 de outubro de 1912, a irmã Isabel Sauer doou um grande terreno na Rua Bernardino de Campos, onde foi construído um pequeno templo, sob nº 644, e ali passaram a se reunir os primeiros presbiterianos de Indaiatuba.

Em 1º de maio de 1932 é organizada a Igreja Presbiteriana de Indaiatuba que, ao longo das décadas, reformou o templo antigo, construiu um salão social e, posteriormente, demoliu tudo, aos poucos, para erguer construções maiores destinadas a atender às necessidades dos seus membros.

Entretanto, em 1977 a igreja decidiu subtrair-se à jurisdição da Igreja Presbiteriana do Brasil para fundar uma nova denominação: Igreja Presbiteriana Unida de Indaiatuba, de linha liberal. Cerca de 40 membros, desejosos de se manter fiéis à IPB, saíram e montaram uma congregação que se reunia em salão alugado na Rua Pedro Gonçalves e no dia 31 de outubro de 1977 se organizaram em igreja, passando, com o tempo, a se reunir no imóvel adquirido na Rua Tuiuti, nº 253, no Centro, onde foi construído um templo com mezanino, e salas de escola dominical no pavimento térreo.

 


Fonte:


Notícias relevantes: