Indaiatuba

Ação Mulher apresenta balanço das atividades

Na última quarta-feira, dia 29, 70 empresárias e parceiras do projeto Ação Mulher, programa da Prefeitura de Indaiatuba, que incentiva ações sociais em parceria com a iniciativa privada, se reuniram para apresentar as ações realizadas nos quatro meses de programa. Elas também revelaram os planos para o próximo ano.

O Ação Mulher começou no final de agosto, com 25 empresárias. O programa propõe apresentar estratégias diferenciadas no oferecimento de oportunidades e possibilidades para as mulheres de Indaiatuba. A principal meta é promover rodas de conversas para troca de experiências, divulgação dos serviços públicos e de entidades, visando buscar colaboração e apoio para o desenvolvimento de ações empreendedoras que promovam melhores resultados sociais para a cidade.

A partir de então, uma série de propostas começou a ser discutida. No dia 22 de outubro, foi promovida, na Praça Prudente de Moraes, a caminhada em prol ao movimento mundial do Outubro Rosa.

Este foi o primeiro evento organizado pelas parceiras do programa, em conjunto com a emissora EPTV Campinas. O tema escolhido foi Lembrar de Cuidar de Mim - a prevenção do câncer de mama é o ano todo, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres feminino.

Para a caminhada, um grupo de parceiras do Ação Mulher se reuniu e, com apoio da prefeitura criaram a camiseta com o tema. Com as vendas das peças, elas pretendem arrecadar fundos para as Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer (Volacc) e o Mais Vida. O total arrecadado foi de R$ 5.050, dividido entre as entidades.

Ainda em outubro, por meio do Ação Mulher, a prefeitura realizou a palestra Percurso de Carreira: desafios, superações, renúncias e felicidade com suas escolhas, com a parceria da Kion South America. A palestra de Vanessa Castanho contou com a participação de 150 mulheres, para as quais ela falou sobre sua experiência à frente da indústria automobilística.

Próteses

Neste encontro, a empresária Lúcia Ramos entregou quatro sutiãs com próteses para mulheres assistidas pela Volacc. A proprietária da fábrica de lingerie conheceu o trabalho realizado pela Volacc em uma das reuniões do projeto, e se sensibilizou com as mulheres que sofreram mastectomia por consequência do câncer de mama.

"Como produzo lingerie, vi que poderia contribuir com estas mulheres e comecei a pesquisar o que tinha de melhor. Produzimos as peças de acordo com a necessidade e medida de cada mulher. É muito gratificante conhecer a necessidade da pessoa e transformar o que fazemos no dia a dia num produto especial que vai contribuir e melhorar a autoestima dessas mulheres", relata Lúcia.

Para as pessoas que se interessarem pelo sutiã com a prótese, é necessário entrar em contato com a Volacc, pelo telefone (19) 3875-4544, para fazer um cadastro.

Futuro

Para o ano que vem o Ação Mulher deve continuar com as reuniões e ampliar as parcerias do setor público e privado em prol do social. "Começamos pequenininhas e hoje já estamos em 70 mulheres. Estamos conversando sobre projetos voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade, vamos unir as caminhadas da Volacc e Mais Vida, vamos trazer mais palestras e dar continuidade na parceria dos sutiãs. Isso é só o começo", conclui a primeira-dama, Tânia Castanho.


Fonte:


Notícias relevantes: