Indaiatuba

Campanha de coleta de sangue da Fiec recebeu 119 doadores

A campanha mensal de doação de sangue, realizada nas dependências da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), no dia 16 de dezembro, recebeu 119 doadores. Desta vez, foram coletadas 94 bolsas.

Além disso, dados apontam que 45 pessoas compareceram pela primeira vez e 25 foram consideradas inaptas a doar. Esta edição da campanha também não registrou nenhuma desistência. A ação ocorre todo último sábado do mês no município, e conta com apoio da prefeitura e parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro)

A primeira campanha de coleta de sangue de 2017 na cidade foi no dia 27 de janeiro. Entre as mudanças ocorridas, foi eliminada a coleta às terças-feiras, devido ao baixo número de doadores registrado.

No início de 2016, o Hemocentro reforçou o esquema de doações na FIEC, aumentando os dias de coleta. Além dos sábados, a campanha se estendeu também para as terças, uma vez ao mês.

No dia 10 de maio daquele ano foi realizado um teste, em caráter experimental, para avaliar a demanda de doadores. Porém, o próprio Hemocentro concluiu que não havia a necessidade de ampliar os dias de campanha.

Ao longo do ano passado, 2.044 pessoas doaram sangue, e foram coletadas 1.617 bolsas. Já o total de doadores durante o ano de 2017 ainda não foi divulgado.


Fonte:


Notícias relevantes: