Indaiatuba

Viracopos implanta equipamentos interativos

O Aeroporto Internacional de Viracopos implantou um novo serviço nas áreas de embarque e desembarque do terminal (T1). Foram instalados seis equipamentos denominados Trackmall, monitores digitais interativos que oferecem facilidades aos clientes como mapas do terminal, localização de lojas, serviços, banheiros e promoções com cupons digitais de desconto para restaurantes, lanchonetes e cafés no local.

Os equipamentos foram projetados pela empresa Apek para atender as demandas do aeroporto. Por meio da detecção da face de um cliente, ou do toque na tela, o sistema carrega a tela do diretório de lojas instantaneamente, convidando ao uso. Desta forma, o novo equipamento se transforma também em um ponto de distribuição de cupons digitais, economizando papel.

Além de lojas e promoções de cupom na tela, todos os serviços do aeroporto estarão identificados dentro do diretório: banheiros, Polícia Federal, ponto de taxi, localização de caixas eletrônicos, transporte público, balcão de informações, entre outros.

Para o autônomo Danilo Sousa, a novidade é bem vinda. "Eu acredito que a vantagem do sistema interativo é a oferta de cupons digitais de desconto, pois esta informação seria difícil de implantar no balcão de informações", opina. "O mapa também é importante, mas não necessariamente precisaria ser interativo; é válido ainda que os dados estejam disponíveis em inglês e espanhol", completa Danilo, que já frequentou aeroportos de vários países.

Todavia, Danilo questionou a necessidade de identificação de face dos usuários do aeroporto. Em resposta, a assessoria de Viracopos esclareceu que o detector facial ainda não está disponível no totem. Trata-se de projeto a ser implantado no futuro, com o intuito de facilitar a vida de quem utiliza o terminal aeroportuário com frequência. Por meio da identificação facial, será possível indicar ao cliente as melhores promoções, de acordo com seu perfil de consumo.

Experiência

"A vantagem de ter a solução de diretório interativo dentro do terminal é a de proporcionar ao passageiro uma experiência única ao utilizar uma ferramenta de busca inteligente onde ele encontrará todas as informações necessárias para maximizar sua experiência no aeroporto, indicando com facilidade e precisão todas as informações relevantes ao passageiro", argumenta Lucas Nini, da área comercial da Apek.

"O equipamento foi desenvolvido para que cadeirantes ou pessoas com baixa estatura possam utilizar o equipamento de forma confortável", continua. "O Trackmall oferece suporte para múltiplos idiomas, com dicionários de Inglês e Português, além da busca inteligente por palavras", conclui Lucas.

Cínthia Pereira, responsável pela área de mídia aeroportuária de Viracopos, fala que o produto vai proporcionar mais conforto, benefícios e facilidades aos passageiros. "Teremos três equipamentos nas áreas consideradas públicas do saguão e outros três nas áreas restritas, que ficam após o Raio-X. Com isso, conseguiremos atingir todos os passageiros", aponta.


Fonte:


Notícias relevantes: