Indaiatuba

Transporte intermunicipal tem aumento de 3,2% este mês

Desde o dia 2 janeiro entrou em vigor o reajuste das linhas do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de São Paulo. A alíquota de 3,32% será aplicada tanto nas linhas suburbanas quanto nas rodoviárias. O reajuste autorizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) não incide sobre as linhas intermunicipais metropolitanas, já que essas são de competência da EMTU.

A Agência afirma que o reajuste previsto para janeiro ocorre após 18 meses sem aumento - em julho de 2016 o percentual foi de 9,56%. A inflação (IPC-A) no período considerado para o cálculo do reajuste desse ano acumulou 3,59%. Também em janeiro 187 veículos zero quilômetro (ano 2017) foram integrados à frota, gerenciada e fiscalizada pela Artesp.

A reportagem questionou o Departamento de Transportes de Indaiatuba sobre uma possível previsão de reajuste das passagens dos ônibus municipais. Em resposta, a assessoria de comunicação garantiu que, até o momento a empresa não solicitou aumento da tarifa do transporte coletivo. Atualmente, o preço da passagem é de R$ 3,50.

Liminar

Também questionada sobre a liminar que impediu o pedido de caducidade da atual prestadora do serviço, a Viação Rápido Sumaré, proprietária da Companhia de Transportes de Indaiatuba (Citi), a assessoria da administração municipal respondeu que não há novidades.

Na primeira semana de outubro de 2017, a prefeitura declarou a caducidade e rompeu o contrato de concessão do serviço de transporte público com a Viação Rápido Sumaré. Todavia, a empresa conseguiu uma liminar na Justiça, barrando o decreto da prefeitura. Após ser notificada da liminar, a prefeitura entrou com recurso (meados de novembro); o poder público informa ainda que até agora não houve manifestação da Justiça quanto ao processo.


Fonte:


Notícias relevantes: