5ª edição do Janeiro Branco recebe apoio de artistas e influenciadores digitais

Indaiatuba

5ª edição do Janeiro Branco recebe apoio de artistas e influenciadores digitais

CAMPANHA

A campanha Janeiro Branco chega a sua 5ª edição e ganha o apoio de artistas e influenciadores digitais no Brasil. Com o tema Quem cuida da mente, cuida da vida!, a ação segue até o final de janeiro, e tem como objetivo gerar reflexão sobre a importância do autoconhecimento para despertar a consciência sobre o cuidado com a mente e as emoções, visando o bem estar e melhor qualidade de vida.

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Mistério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à saúde mental/emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é recordista latino-americana em casos de depressão, campeã mundial em relação à ansiedade e o 4ª colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens das Américas Central e do Sul.

Folha em branco

Idealizada pelo psicólogo, palestrante e professor,  Leonardo Abrahão, a campanha já é projeto de lei em dezenas de cidades brasileiras, tendo passado por consulta pública, e deve se tornar lei federal em breve.

A principal estratégia do movimento consiste na realização de palestras gratuitas à população, onde psicólogos abordam de maneira didática assuntos delicados como sexualidade, alterações de humor, depressão, além de aspectos emocionais específicos da infância e da terceira idade.

“Escolhemos o mês de janeiro devido à força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, em que as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, pontua Abrahão. Ele explica ainda que a cor branca é simbólica, pois representa uma folha em branco, onde qualquer um pode escrever e reescrever a própria história.

Ações

Em sua 5ª edição (2018), a campanha contou com a poderosa ajuda da Internet para ser conhecida e admirada em todo o Brasil. Sites voltados às temáticas da psicologia, milhares de psicólogos(as) e outros profissionais ligados à saúde e à assistência social de todo o país estão aderindo à proposta e organizando ações em suas cidades.

Além de palestras-relâmpago, profissionais da Saúde estão organizando distribuição de balões e fitas brancas em praças das cidades, tira-dúvidas virtual e presencial sobre saúde mental e psicoeducação, entrega de panfletos explicativos sobre saúde emocional em escolas, em empresas e proposição de projetos de lei às autoridades locais, regionais e nacionais.

Várias cidades brasileiras já aderiram à campanha, incluindo Indaiatuba e Campinas. No próximo domingo, dia 21, a Associação dos Servidores Municipais (ASPMI) do município irá receber ação do movimento, das 13h30 às 18h. As inscrições estão abertas no link: https://goo.gl/forms/YaXbQQ7ubdMWhAT43. A participação é gratuita e os organizadores sugerem comparecer de camiseta branca.

Mais detalhes sobre a programação e novidades podem ser encontrados em: www.janeirobranco.com.br e www.facebook.com.br/campanhajaneirobranco

Serviço

Janeiro Branco Indaiatuba 2018

Dia 21 de janeiro (domingo) - das 13h30 às 18h

ASPMI Clube de Campo - Rua Gabriele Gean Caterino, nº 610 - Colinas II - Indaiatuba-SP

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/YaXbQQ7ubdMWhAT43 

Informações: [email protected] e https://www.facebook.com/events/152162005554540/ 


Fonte:


Notícias relevantes: