Indaiatuba

Novo espaço para idosos será inaugurado no próximo sábado

No próximo sábado, dia 27, será inaugurado o Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias. O espaço destinado a idosos está localizado no Jardim Leonor e oferece 98 vagas gratuitas, sendo 48 para acolhimento 24 horas e 50 para permanência durante o dia. O Centro Dia faz parte do Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

O local conta ainda com salão de múltiplas atividades, sanitários e banheiros acessíveis, quarto para descanso, recepção, enfermagem, rouparia, ambulatório/consultório, sala de atendimentos individual e familiar, jardim, espaço ecumênico e outras dependências.

A opção de Permanência permite ficar no local 24 horas e receber cinco refeições,contando com 12 quartos com quatro camas, armários e banheiro. Já o Centro Dia abrirá de segunda à sexta, das 7h às 17h30, com quatro refeições. Para as duas opções de Acolhimento, serão realizados trabalhos com equipe multidisciplinar de assistentes sociais, psicólogos, gerontólogo, educador físico, Ioga e outros profissionais.

Cadastros

A obra foi projetada pela Secretaria de Planejamento Urbano, em terreno de 8.064,71 m², na Rua Jurandir de Faria. A área de construção é de 1.358,62 m². O município investiu aproximadamente R$ 4,5 milhões na obra, utilizando recursos próprios.

Em 11 de dezembro de 2017, foi assinado o Termo de Colaboração que viabiliza ao Centro de Convivência Amor sem Limites (Cecal) a gestão e execução do serviço de acolhimento institucional para idosos e familiares no Centro Dia.

Os interessados em uma vaga devem comparecer ao local a partir do dia 30 de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável.

Todos os casos serão avaliados por assistentes sociais que levarão em conta os seguintes critérios: pessoas residentes no município; idade igual ou superior a 60 anos; vulnerabilidade social; violação de direitos com risco social e pessoal, cuja a condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para realização de atividades da vida diária; idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já para a Permanência, 48 vagas foram preenchidas pelos 14 idosos do Cecal, 18 que estão em clínicas particulares custeados pela Prefeitura, três acolhidos na Comunidade Farol, três em situação de rua e dez idosos em situação de risco e/ou violação de direitos, em casos acompanhados pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A Prefeitura está realizando cadastros para fila de espera. Os interessados devem procurar o Cras da sua região ou o Plantão Social da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, no Paço Municipal. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável.

Serviço

Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias: Rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor

Cras I: Rua Augusto Brega, 452 - Jardim Oliveira Camargo

Cras II: Rodovia Lix da Cunha, 2900 cs15 - Tombadouro

Cras III: Rua José Pioli, 96 - Jardim Morada do Sol

Cras IV: Rua Jordalino Pietro Bom, 1300 - Jardim São Conrado

Cras V: Rua Lourenço Martim do Amaral, 241 - Jardim Brasil

Cras VI: Rua Benedita Carvalho, 213 - Campo Bonito

Semfabes (Paço Municipal): Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2800 Marginal Direita 


Fonte:


Notícias relevantes: