Indaiatuba

Saae começa desassoreamento do Córrego Barnabé

OBRAS

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) começou nesta semana o trabalho de desassoreamento do Córrego Barnabé, que corta a extensão do Parque Ecológico. As águas são captadas pela Estação de Tratamento (ETA-V) e abastecem parte da região do Jardim Morada do Sol, a mais populosa da cidade.

As obras de desassoreamento ocorrem no final da Avenida Fábio Roberto Barnabé (Zona Sul), onde duas máquinas trabalham na retirada do excesso de vegetação, limpeza e aprofundamento do leito. Ao ser concluída, a obra irá restaurar a vazão neste trecho do córrego. Os resíduos retirados do local passarão por um processo de secagem e, em seguida serão levados a um aterro, para servir como adubo em plantios e obras de urbanismo.

O assoreamento é um processo que ocorre devido as chuvas, onde o solo é lavado e os sedimentos são transportados por escoamento em direção aos rios e lagos, onde de acumulam. Muitos recursos hídricos localizados na área urbana do município recebem, através das chuvas, todo os resíduos e lixos depositados em ruas e calçadas.


Fonte:


Notícias relevantes: