Indaiatuba

Prazo para regularizar título de eleitor termina em maio

Calendário

Termina no dia 9 de maio o prazo para quem pretende votar nas Eleições de 2018 possa requerer a inscrição eleitoral, caso ainda não tenham tirado o título de eleitor. Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

As eleições estão marcadas para o dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Na ocasião, os eleitores brasileiros irão eleger o presidente da República, governadores de Estado e do Distrito Federal, dois terços do Senado Federal, e deputados federais, estaduais e distritais.

Também em 9 de maio se esgota o prazo para o eleitor informar à Justiça Eleitoral qualquer alteração de dados para a atualização de seu cadastro ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral. Esta é ainda a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.Este é também o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados, que não possuírem inscrição eleitoral regular, sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar no pleito deste ano. O eleitor que estiver com a sua inscrição eleitoral eventualmente cancelada, deve regularizar a situação até o dia 9 de maio. Para isso, deve procurar o cartório eleitoral, verificar e solucionar as pendências que levaram ao cancelamento de sua inscrição.

Lilian Dalva Silva de Lima, chefe do Cartório Eleitoral da 211ª Zona Eleitoral, em Indaiatuba, lembra que o atendimento é feito após agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TER), no endereço www.tre-sp.jus.br. "Dependendo do movimento no Cartório e da demanda do cidadão, podemos encaixá-lo no atendimento. Mas o ideal é sempre realizar o agendamento", afirma.


Fonte:


Notícias relevantes: