Indaiatuba

Taxa de despacho postal aumenta em 25%

REAJUSTE

Os Correios acabam de anunciar o reajuste na tarifa do despacho postal. A partir desta segunda, dia 5, o valor passa de R$ 12 para R$ 15, o que representa 25%. De acordo com a empresa, o custo do serviço não tem aumento desde a implantação, em outubro de 2014.

Ainda segundo os Correios, o despacho postal é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro. O valor é para cobrir os custos com o processo de recebimento de objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos.

No segmento de encomendas, os Correios concorrem com empresas privadas e o cálculo do reajuste é baseado na variação dos custos, tendências do mercado e evolução do cenário comercial de livre concorrência.

Incidência

Todas as encomendas internacionais, cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica Minhas Importações, estão sujeitas à cobrança do serviço de despacho postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal. Isso ocorre desde o dia 22 janeiro deste ano.


Fonte:


Notícias relevantes: