Objetivo desenvolve pesquisas para torneio de robótica da FLL

Indaiatuba

Objetivo desenvolve pesquisas para torneio de robótica da FLL

O Colégio Objetivo Indaiatuba terá duas equipes participantes na etapa regional do Torneio de Robótica da FLL, First Lego League, que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Indaiatuba.

A First Lego League (FLL) é um torneio que tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e tecnologia de maneira divertida e dinâmica, além de preparar os estudantes para o futuro profissional, utilizando contextos do mundo real.

Além do desafio do robô, existem também mais dois pilares essenciais para o torneio: Core Values, que avalia como a equipe e os integrantes se relacionam e realizam o trabalho em equipe durante o torneio, promovendo o espírito de competição amigável; e a Pesquisa, que aborda assuntos reais e sobre como gerar uma solução inovadora a partir do tema determinado a cada temporada. Na atual temporada o tema é hidrodinâmica. Os participantes do Torneio da FLL deverão explorar a localização, o uso, o armazenamento e o movimento da água.

O projeto da equipe Bazinga para essa temporada trata do descarte desnecessário do vapor que sai das secadoras de roupa e sobre como esse vapor poderá ser reutilizado nas máquinas de lavar roupa. "O vapor que é descartado pode ser facilmente condensado para voltar a ser água no estado líquido e assim ser mandado para amáquina de lavar roupas, o que faria com que a economia de água na rotina do dia a dia se tornasse mais prática e eficiente, diminuindo os gastos de água na casa", conta Sofia Lucas Yoshimura, integrante da Bazinga.

A pesquisa da equipe Shazam propõe a economia de água na utilização do ar-condicionado e da máquina de lavar. "Um ar-condicionado gera, através da condensação, em média, quase um litro de água por hora, e uma máquina de lavar precisa de, em média, cem litros por ciclo de lavagem. Ou seja: ambos gastam muita água. Nossa intenção é diminuir, e muito, esse desperdício, utilizando a água do vapor condensado do ar condicionado para a lavagem de roupa. Além disso, elaboramos um filtro para que a água da máquina de lavar depois de limpa possa ser reutilizada novamente para lavagem de ambientes, por exemplo", explica a aluna Helena Marquesini Miranda, integrante da Shazam.


Fonte:


Notícias relevantes: