Indaiatuba

Volacc lança pedra fundamental de nova sede

Em construção

A Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer) acaba de lançar a pedra fundamental de sua nova sede. A cerimônia ocorreu no último sábado (17), no local das futuras instalações da instituição, que fica na Avenida João Ambiel (Parque Residencial Indaiá).

De acordo com Silvio Oliveira, presidente da entidade, as obras já estão em andamento. "Já foi feita a fundação do primeiro pavimento, onde iremos instalar o brechó", conta. "Esta semana teve início a colocação das colunas de sustentação para o primeiro piso."

Silvio emenda dizendo que esta fase deve durar 15 dias, o que pode variar, conforme as condições climáticas. "Assim que as colunas estiverem fixadas o pessoal começa a construir a laje. O serviço está caminhando bem rápido, até mais do que esperávamos", comemora o presidente.

No projeto inicial, o prédio deveria ter dois andares. "Mas, concluiu-se depois que a caída do terreno permite um terceiro piso, o que corresponde a 90 metros quadrados a mais. Este piso ficará no mesmo nível da avenida, e ali pretendemos fazer a área administrativa e de atendimento social", completa Silvio.

Ele fala também que a obra segue o conceito de sustentabilidade. "Procuramos assegurar que os materiais e processo de construção seja sustentável como por exemplo, o aproveitamento da água de chuva e uso da energia fotovoltaica."

A instituição se prepara para a construção da nova sede desde 2014. "O terreno foi concedido pela Prefeitura pelo prazo de 30 anos, com renovações, até que a área fique definitivamente para a entidade. Temos recebido muito apoio das pessoas, incluindo empresas, como no caso dos fornecedores para a obra. Tivemos doações de cimento, tintas de parede, mão de obra etc., além de redução nos custos dos serviços", comenta.

Silvio diz que o valor inicial da construção era de R$ 1,4 milhão. "Já temos reserva de mais da metade deste valor e com a ajuda dos parceiros a previsão é de que o custo seja um pouco menor", conclui. Ainda conforme o presidente da instituição, a previsão de inauguração da nova sede é outubro de 2018. "Também trabalhamos com a hipótese de mudarmos em janeiro de 2019."

Trabalho

Atualmente, a Volacc assiste 200 pacientes cadastrados, entre eles 88 em atendimento efetivo (acompanhamento), oferecendo apoio social e psicológico; cuidados de enfermagem (principalmente a usuários terminais) e fisioterapia; visitas domiciliares; fornecimento de material de recuperação e conforto (cadeira de rodas, de banho, cama hospitalar, muleta, andador, prótese); custeio de exames e medicamentos de alto custo; além do transporte de usuários para realização de exames, consultas e cirurgias.

Presente no município há 22 anos, a entidade ocupa imóvel no Jardim Pau Preto, à Rua Antônio Zoppi, 350. Para saber mais sobre a Volacc, acesse www.volacc.org.br ou ligue para (19) 3875-4544 ou 3834-6811.


Fonte:


Notícias relevantes: