Indaiatuba

Vacinas BCG e pentavalente estão em falta na cidade

Liberação

As vacinas pentavalente e BCG estão em falta nas unidades do município. A informação foi divulgada nesta terça (6), pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância, que alegou ainda não estar recebendo remessas dessas imunizações.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, vinculada ao Ministério da Saúde, publicou uma nota, no final de fevereiro, comunicando que a vacina BCG já foi distribuída aos estados e que a situação está sendo regularizada; no entanto, as remessas ainda não chegaram em Indaiatuba.

Com relação à pentavalente, a mesma nota informa que não está sendo distribuída por falta de disponibilidade em estoque e que aguarda liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina BCG protege contra os tipos mais severos de tuberculose e deve ser aplicada, preferencialmente, no primeiro mês de vida. Já a pentavalente oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite. A assessoria da Pasta reforça que tem cobrado incisivamente a solução dessa questão, a qual atinge todo o país.


Fonte:


Notícias relevantes: