Indaiatuba

UPA no Jardim Morada do Sol terá aparelho de raio-X digital

O primeiro aparelho de raio-X digital de Indaiatuba está sendo instalado na UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) no Jardim Morada do Sol. A Prefeitura investiu R$ 339.465,62 no equipamento, que deverá entrar em operação dentro de aproximadamente 40 dias - prazo previsto para a instalação e conclusão dos testes. Nesse período, os pacientes que precisarem fazer o exame serão encaminhados ao Ambulatório de Especialidades Dr. Mario Paulo (Mini-Hospital), que fica ao lado da UPA.

Segundo a secretária da Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, informou que a UPA foi escolhida para a instalação do equipamento digital em razão do atendimento de urgência. "O médico tem a necessidade de visualizar o exame mais rápido que no atendimento ambulatorial", comenta. "O aparelho digital permitirá ao médico visualizar o resultado na tela do computador, assim que o paciente fizer o exame, sem a necessidade de impressão." A secretária informou a instalação do equipamento digital irá gerar uma economia para o município, considerando o custo médio mensal da secretaria para impressão dos exames na unidade, de R$ 15 mil.

O equipamento analógico que funcionava na UPA foi transferido para o Ambulatório de Especialidades, que passou a contar com dois aparelhos de raio-X. No ambulatório, os exames também poderão ser feitos 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. A Central de Ambulâncias dará suporte no transporte dos pacientes com dificuldade de locomoção.

Reforma

O prédio da UPA-24h no Morada do Sol está passando por obras de reforma e manutenção. A previsão é de que os reparos no telhado e troca de rufos e calhas seriam concluídos até ontem. Os serviços também incluem reforço nas instalações elétricas do prédio e adequações na sala de raio-X para receber o novo aparelho. Também será feita a pintura interna e externa da unidade.


Fonte:


Upa

Notícias relevantes: