Indaiatuba

Arte foca mobilidade dos deficientes visuais

O projeto Olhos do Coração, dos Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba, e a organização da sociedade civil Gabriel iniciam hoje ação que destaca a importância do cuidado com as calçadas e logradouros públicos para que todas as pessoas, portadores ou não de deficiência, tenham o direito de caminhar com segurança e tranquilidade.

Denominada MuralizAção, a intervenção artística do muralista Alexandre Keto será realizada das 9h às 12h, na esquina das ruas Regente Feijó e Almirante Tamandaré, no bairro Cidade Nova.

Segundo Osvaldo Jesus de Moraes Junior, deficiente visual e gestor do projeto Olhos do Coração, a ação proposta pretende alertar a população para não depositar entulhos nas calçadas e praças públicas, impedindo ou dificultando as pessoas com baixa mobilidade ou não de transitarem com segurança.

Figura conhecida no bairro Cidade Nova, Massue Tashiro, ou dona Diva, como é conhecida, costuma ir às reuniões na sede da Gabriel e relata sua dificuldade em andar pela cidade. "Já é muito difícil andar sem enxergar, mas se tivermos espaços livres e adequados para isso, vai melhorar muito", considera.

O projeto Olhos do Coração recebeu em 2017 prêmio da Fundação Volkswagen para realização do primeiro curso de orientação e mobilidade para deficientes visuais, cujas aulas acontecem na Faculdade Anhanguera, parceira do projeto e que escolheu o mesmo bairro para instalar seu campus.

O artista

Alexandre Keto é morador de Indaiatuba e tem trabalhos em vários países, como Alemanha, Bélgica, Colômbia, Estados Unidos, França, Gana, Haiti e Senegal. No Brasil, seu trabalho é reconhecido em cidades como São Paulo, Salvador, entre outras. Seu trabalho se caracteriza em identificar, reconhecer e dar voz às minorias e aos negligenciados.

"Acredito no papel da arte como ferramenta de transformação, que possibilita essa intervenção direta no ser humano", comenta. "Hoje, desenvolvo minha arte em prol do trabalho social, sendo maisuma ferramenta de construção ao conhecimento."

Hidráulica Diclace, Jacitara, Tamandaré Tintas, Indaiá Tintas são parceiros nessa ação.


Fonte:


Notícias relevantes: