Indaiatuba

Objetivo promove oficinas de poesia

Como despertar nos jovens o gosto pela literatura e, ainda, desenvolver a habilidade de escrita, leitura e compreensão de textos poéticos? Foi pensando nisso, que a equipe de Linguagens do Colégio Objetivo Indaiatuba elaborou um projeto que oferecerá Oficinas de Poesia aos alunos interessados do ensino médio, diurno e noturno, para que conheçam as diferentes modalidades de textos poéticos.

Na última segunda-feira, dia 9 de abril, foi realizada a 2ª Oficina de Poesia com a professora Marcela Rodrigues. O tema foi Poesia Modernista, e apresentou aos alunos o formato da poesia do século 20, com versos livres (que não seguem uma métrica) e brancos (que possuem métrica, mas não utilizam rimas), temática cotidiana e crítica social.

De acordo com o professor de literatura, Leonardo Baldi, os alunos mereciam um momento como esse. "As oficinas possibilitam um aprofundamento que o tempo em sala de aula não permite", afirma. "Durante os encontros os alunos perceberão que a literatura não é só feita pelos grandes gênios. É uma forma de arte que todos somos capazes de executar", complementa a professora Marcela.

A primeira oficina aconteceu no dia 12 de março e abordou a poesia clássica. A aluna Giovana Zanchi gostou muito de participar. "Eu não costumo escrever e por isso decidi fazer a oficinapara ampliar meu conhecimento. Foi uma experiência diferente. Foi muito interessante a forma como a professora Marcela expôs o tema. Depois, ela colocou uma música para nos inspirar para escrever, eu gostei muito! Acredito que quando você escreve uma poesia, você entende o processo de escrita do poeta e isso ajuda a melhorar a interpretação de poesias. Achei muito legal!", declara Giovana.

Nas duas próximas oficinas os alunos conhecerão a poesia haikaísta e a poesia concreta. Ao todo serão quatro encontros, com duração de duas horas aula cada, em que os alunos terão a oportunidade de escrever e declamar seus poemas. Os trabalhos poderão ser apreciados no MARCO (Manifestações Artísticas do Colégio Objetivo Indaiatuba), que será realizado no mês de setembro.


Fonte:


Notícias relevantes: