Indaiatuba

Consórcio do Ribeirão Piraí se reúne e define detalhes sobre obra de barragem

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirp) se reuniu, na manhã da terça-feira (24), com as presenças do presidente, Nilson Gaspar, prefeito de Indaiatuba, e do vice, Geraldo Garcia, prefeito de Salto, além de representantes das prefeituras de Itu e Cabreúva.

Durante a reunião foi decidido o tipo de vertedouro (regulador de nível do reservatório) que será construído na barragem. A alternativa escolhida foi o vertedouro de soleira livre, tipo labirinto. Os vertedouros sem comportas têm maior largura total, produzem menores vazões e são de construção mais simples. Além disso, oferecem uma abertura mais ampla, tem sua operação automática e um reduzido custo de manutenção.

Os chefes do Executivo e os técnicos presentes ainda trataram das prospecções arqueológicas nas áreas da futura represa. A iniciativa busca avaliar se existem vestígios históricos importantes nestes locais, que abrangem os quatro municípios. Outra ação que deve ser iniciada é o incentivo à participação da comunidade para tratar da futura represa Piraí.

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d'água de 1,3 quilômetro quadrado e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água. A área a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação em Indaiatuba, Salto e Itu.


Fonte:


Notícias relevantes: