Parlamento Jovem tem primeira sessão

Indaiatuba

Parlamento Jovem tem primeira sessão

A Câmara Municipal promoveu no último dia 24 a primeira cerimônia de posse, seguida de sessão solene, do Parlamento Jovem de Indaiatuba.

Doze alunos da Escola Estadual Hélio Cerqueira Leite, escolhidos por votação direta na instituição, participaram do evento ao lado dos vereadores da Câmara. Cada vereador conduziu um vereador-jovem a sua cadeira no plenário, e a sessão simulada prosseguiu apenas com os estudantes, que debateram seis indicações, quatro moções e oito projetos na Ordem do Dia.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara em exercício, Edvaldo Bertipaglia (PSB), que falou sobre o idealizador do projeto, o vereador licenciado Hélio Ribeiro (PSB), e sobre democracia. Ao lado do 1º secretário, Luiz Carlos Chiaparine (MDB), ele recepcionou o Presidente Jovem, Thiago Lopes Tortorelli e o 2º Secretário, Matheus Bagno Bruck Dias, uma vez que a 1ª Secretária teve um problema de saúde, e não pode comparecer à cerimônia. Com isso, o 1º suplente, Gabriel Vinícius da Silva, tomou posse de sua vaga.

A sessão simulada foi comandada pelos seguintes vereadores-jovens: Lucca Felício, Juliana Aparecido Francisco, Luiza da Silva Brando, Isabella Simonelli Gomes, Ana Clara Valim Araújo, Matheus Bagno Bruck Dias (2º Secretário-Jovem), Lucas do Nascimento Ferino, Bruno Eduardo P. de Mello (Vice-Presidente-Jovem), Thiago Lopes Tortorelli (Presidente-Jovem), Yasmim Macedo Bomfim Bau Abbas, Julia Sureira (1ª Secretária) e Rafaela Baldini. Foram eleitos suplentes, os vereadores-jovens: Gabriel Vinícuis da Silva (1º Suplente-Jovem), Isabela Dalbem Laura (2ª Suplente-Jovem), Emily Sousa da Silva (3ª Suplente-Jovem) e Luiggi Alexandre MarquiSimões (4º Suplente-Jovem).

Ao final, os vereadores-jovens aprovaram todas as moções e projetos. A próxima sessão do Parlamento Jovem está marcada o dia 15, com a Escola Estadual Dom José de Camargo Barros.


Fonte:


Notícias relevantes: