Indaiatuba

Total de declarações de IR da cidade supera expectativa

LEÃO

O número de declarações de Imposto de Renda enviadas por contribuintes de Indaiatuba superou as expectativas da Receita Federal. No total, foram entregues 57.154 declarações. A estimativa inicial era de 55.495. O prazo para acertar as contas com o Leão terminou em 30 de abril.

De acordo com a Receita Federal, 29,2 milhões de contribuintes entregaram o documento em todo o País, acima da estimativa de 28,8 milhões. A causa provável par o aumento, segundo o Fisco, é de que mais contribuintes resolveram entregar a declaração dentro do prazo este ano. Outro fator que pode ter contribuído foi a possibilidade de envio da declaração por meio de dispositivos móveis, opção escolhida por 317.920 contribuintes em 2018.

Quem cometeu algum erro no preenchimento ou não apresentou todos os documentos necessários terá de fazer uma declaração retificadora. É possível retificar uma declaração até cinco anos após sua entrega, desde que ela não esteja sob fiscalização da Receita.

Quem perdeu a data limite será multado em 1% do imposto devido por mê de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o valor maior. O próprio sistema faz a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site www.idg.receita.fazenda.gov.br


Fonte:


Notícias relevantes: