Indaiatuba

Vacinação contra a gripe tem 'Dia D' hoje

Vinte locais estão disponibilizados para o 'Dia D' da campanha nacional de vacinação contra a gripe neste sábado (12), das 8h às 17h, em Indaiatuba. A imunização pode ser feita nas unidades básicas de saúde (UBS) e do Programa de Saúde da Família, além dos supermercados Sumerbol (Avenida Presidente Kennedy), Pague Menos (Cidade Nova) e Cato (Cecap) e do shopping popular Ponto Azul.

A campanha tem como público-alvo gestantes e mães até 45 dias após o parto; crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos de idade; adultos com mais de 60 anos; portadores de doenças crônicas; profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas. Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o código CID da doença.

Segundo a Secretaria da Saúde, uma equipe da Vigilância Epidemiológica estará nos polos esportivos municipais que oferecem atividades para pessoas com mais de 60 anos para imunizá-los nesses locais.

Desde 23 de abril, início da campanha, 13.349 pessoas foram vacinadas, sendo 8,5 mil idosos; 511 gestantes; 377 parturientes; 726 trabalhadores da saúde e 429 professores. A vacinação segue até 1º de junho, e a estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas recebam as doses.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacina recomendada pela Organização Mundial de Saúde confeccionada para todo o hemisfério sul, em 2018, oferece proteção contra os vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H2N3 e Influenza B.


Fonte:


Notícias relevantes: